Últimas indefectivações

domingo, 24 de março de 2019

O fato de treino de Lage

"É um facto que tem sido pouco sublinhado mas, desde que no banco do Benfica deixaram de se ver gravatas de riscas horizontais, de um vermelho clarete, a qualidade do futebol da equipa melhorou muito. Não estou com isto a sugerir que as gravatas davam azar, como se de uma mera fezada se tratasse. Bem pelo contrário, a substituição de gravatas de gosto duvidoso por um fato de treino monocromático tem um alcance bem vasto. Um clube com a história e a glória do Benfica pode e deve obrigar os seus representantes a apresentarem-se com vestes condignas.
O ponto é precisamente esse.: a respeitabilidade a que as nossas cores e símbolos obrigam só autoriza dois tipos de vestimenta: fatos do melhor corte e de gosto irrepreensível ou indumentária de trabalho. No fundo, duas possibilidades à imagem do Glorioso - distinto e popular de uma só vez. O patrocinador que desencantou aquelas roupas, que empobreceram a equipa, estava, pelo contrário, numa terra de ninguém do ponto de vista estético. Corte de baixa costura, um cinzento mortiço e as tais gravatas, de um vermelho que era um nada. O fato de treino que Bruno Lage escolheu usar em todas as circunstâncias é, como tal, uma manifestação profunda da mudança que o técnico trouxe ao futebol. Aliás, de que forma se veste um treinador está longe de ser uma questão marginal. Como me alertou o meu filho, sintomaticamente, na maior parte dos jogos de consola, escolhe-se o treinador que equipa de fato completo ou, lá está, num registo mais operário, usa um fato de treino.
Se, hoje, ganhamos em campo não é por força de discursos motivacionais e muito menos por fanfarronices insuportáveis. O Benfica joga bem porque treina bem. Percebe-se nos mais pequenos pormenores: para além da mudança de sistema de jogo e das dinâmicas que agora apresenta, a diferença está, também, na abordagem estratégica a cada partida. Com Seferovic indisponível, a equipa perdeu profundidade e verticalidade. Como é óbvio, Jonas oferece outras coisas (uma qualidade técnica superlativa e uma eficácia na definição sem paralelo). Perante a saída do suíço e o regresso do brasileiro, o treinador teve a capacidade de colocar Rafa e João Félix a fazerem movimentos diferentes dos que fazia Seferovic, com isso trazendo à tona o melhor de Jonas. Lá está, o Benfica melhorou muito porque é em competição o prolongamento do modo como treina. E, por isso mesmo, faz todo o sentido que Lage se apresente em banco com um muito digno fato de treino.
Chamaram-me, aliás, à atenção que em algumas modalidades a tal gravata sobrevive. Com os resultados conhecidos. Fica a recomendação agora que no basquetebol o Carlos Lisboa regressou ao lugar que é seu, peço-lhe que irradie a gravata de riscas horizontais."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!