Últimas indefectivações

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Do Bonfim ao VAR

"O VAR é uma conquista irreversível do futebol contemporâneo. Mas sabemos, também, que o VAR é tecnologia, por ora, interpretada por humanos

1. Ontem no Bonfim o Benfica de Rui Vitória venceu, com um grande espírito colectivo, um Vitória de Setúbal bem organizado e muito lutador. Foi um jogo duro, bem agressivo, com assumidas picardias principalmente de alguns jogadores do Vitória de Setúbal. Com o lindo golo de Jonas o Benfica, este Benfica, conquistou três importantes pontos que reforçam o legítimo sonho da reconquista. O Benfica, este Benfica, mereceu ganhar. Foi um jogo sofrido para um Benfica em recuperação anímica e que põe de parte o lado artístico e evidencia, e bem, a primazia do resultado. São três importantes vitórias consecutivas. Agora segue-se um jogo que vale acima de tudo para a tesouraria. É a despedida da Liga dos Campeões face ao AEK e importa que esta embalagem de vitórias continue. E se reforce. Com a certeza que para o Benfica, e para os benfiquistas, é determinante, a todos os níveis, um Dezembro totalmente vitorioso. É determinante mesmo.

2. Bem sabemos que errar é humano. Não ignoramos que, muitas vezes, mais humano é atribuir o erro aos outros. Como a busca permanente da tia solteira para nos redimir das faltas ou nos atribuir uma verba extraordinária! E eu que fui criado por duas tias solteiras sei bem dessa fascinante situação! Mas o que está a acontecer em certas não decisões do VAR é bem perturbante. E não me falem de protocolos. É, tão só, bom senso. Puro. E duro. Assumamos que o VAR é uma conquista irreversível do futebol contemporâneo. Mas sabemos, também, que o VAR é tecnologia, por ora, interpretada por humanos. E o VAR, o nosso VAR, implica, na sua construção e na sua avaliação, coragem. Diria que nas actuais circunstâncias do futebol português acrescida coragem. Sem Var seria coragem extrema. Com VAR é coragem. Coragem individual e não coragem corporativa. Já que esta não é coragem. É submissão. O que está para além da essência do futebol. Sabemos com Thomas Fuller que «algumas pessoas foram consideradas corajosas porque tinham medo de fugir». Mas também lemos que só «quem tem coragem para enfrentar os perigos, vence-os antes que eles o ameacem». E é este o desafio do VAR, exclusivo ou não, em Portugal e na nossa Liga NOS. E importa que estes derradeiros jogos de 2018 não perturbem mais a coerência do VAR. E da possibilidade de existir uma latente não coragem em certas circunstâncias. É que, então, coragem e razão não combinam. O que é um perigo terrível. Mesmo! E esta é, mesmo, uma chamada de atenção para o nosso Conselho de Arbitragem!


3. (...)

4. (...)"

Fernando Seara, in A Bola

4 comentários:

  1. Um artigo da treta para encher papel... com avença talvez...

    ResponderEliminar
  2. Completamente de acordo , e diria mesmo, como é habitual. Este homem é 'insaciável' em termos de escrita para combater insónias. Demonstrando em cada frase reflexos de Advogado, põe TANTO CUIDADO na sua escrita , certamente para não ferir suscetibidades entre...OS SRS.DOUTORES...cujos nomes não hesita em citar sempre que tem oportunidade para tal , querendo provar que também faz parte desse mundo...! As suas críticas de salão, pelo menos em matéria de desporto, são tão ensossas que acabam por produzir efeito contrário ao pretendido. Exatamente como o discurso molíssimo e enfadonho, que pratica o 'excelente' Luis Bernardo, responsável pela Comunicação do S.L.e Benfica. Imagino os risos carregados de cinismo, na FPF,na Liga , e entre adversários, que deve ter provocado a exposição do Benfica, na semana passada, sobre "erros de arbitragem e do VAR" sempre a favor dos mesmos. Efeito ZERO , GARANTIDO , como sempre , e nem de propósito...foi ainda pior a VERGONHA do fim de semana nos desafios, fcp/portimonense e v.setúbal/Benfica , que toda a gente viu. O discurso de LFV nunca se fez ouvir, nem consegue "alianças"com ninguém ( para debater sobre o Futebol, claro…) e este convenceu-se de que o simples nome do "BENFICA" é suficiente para impôr respeito . Mas para lidar com ladrões e criminosos organizados E PROTEGIDOS, é preciso algo mais. Já é tempo mais que suficiente para LFV nomear um RESPONSÁVEL CREDENCIADO E RESPEITADO para o nosso futebol…(penso sempre no Humberto Coelho…) que o mantenha informado sobre o real desempenho e competência de cada um : seja Treinador , seja jogador , para que se possa agir com antecedência , em caso de crise. LFV tem um EGO "maior que a grandeza do próprio Benfica" e um lado saloio/auto-convencido , que o impedem de admitir a sua NULIDADE em Futebol . E não há quem lho diga. Ainda não me saiu da cabeça , como é que se perdeu o anterior Campeonato , que nis daria um inédito Penta, permitindo ao mesmo tempo o 'renascer' de um fcp moribundo e a um scp de começar a crear cabelo , clube com Processos de DESCIDAS DE DIVISÃO ás costas e a praticar concorrência desleal, servindo-se mesmo de Bancos Intervencionados sem que NINGUÉM se queixe…! A nossa "recuperação", se acontecer, SERÁ demorada e MUITO DIFÍCIL. E "os outros" não dormem. Como diriam Herman José/José Pedro Gomes…"Fantástico Melga...Melga !"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porra! Este para além de não saber escrever, também não consegue alinhavar duas ideias seguidas.
      A culpa da corrupção agora é do ego do LFV. E faltam-lhe espelhos em casa pois de tão parolo chama saloio aos outros.

      Eliminar
    2. Mas o Humberto Coelho nao e vice-presidente da FPF???
      Alguma vez ele falou sobre alguns dos ataques feitos ao SLB?
      Deve estar ben feliz no tacho que tem!!!

      Eliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!