Últimas indefectivações

quinta-feira, 26 de abril de 2018

SC Braga, o melhor ainda está para vir

"Faz precisamente hoje um ano que Abel Ferreira foi oficializado como treinador do SC Braga e o presidente António Salvador não pode estar mais satisfeito por ter apostado no então técnico da equipa B, depois das opções menos conseguidas com José Peseiro e Jorge Simão. A equipa arsenalista está em quarto lugar a morder os calcanhares ao Sporting na luta pelo terceiro posto e até ainda pode chegar ao segundo lugar, a três jornadas do fim. E depois os números não enganam: são já 33 vitórias somadas em 55 jogos realizados e uma série de recordes batidos. Mas o mais importante é que este SC Braga joga bem.
O salto qualitativo que o SC Braga deu de uma época para a outra foi, de facto, muito grande. A qualidade de jogo deste SC Braga e a facilidade com que nesta recta final de época tem vindo a marcar golos como quem respira - está a um de somar 100 na época em curso - convencem, e, a manter-se a base de jogadores deste plantel, deixa água na boca para a próxima temporada na perseguição ao sonho que une presidente e treinador: a conquista do título de campeão nacional.
Com Abel, um treinador que soube aproveitar bem a janela de oportunidade de treinar na I Liga, o SC Braga é uma equipa tacticamente evoluída, que consegue mudar de sistema durante um jogo sem quebra de rendimento. Há ali dedo do treinador, uma identidade de jogo bem definida, estabilidade defensiva, com uma interessante saída de bola a três, e um ataque em bloco que sufoca os adversários. Nota-se ainda que a equipa está bem trabalhada do ponto de vista colectivo, percebe os momentos do jogo e sabe o que tem de fazer para tentar desbloquear qualquer sistema defensivo do adversário. Seja em ataque rápido, seja em ataque posicional. Um estilo de jogo atraente, atrevo-me a dizer o melhor desta Liga. E depois há o estilo de liderança. Abel é um treinador com uma forte personalidade e força de espírito que passa para os jogadores dentro de campo incutindo-lhes uma força de vontade da qual a equipa acaba, a maioria das vezes, por sair premiada. E sabe-se que a parte mental é crucial no futebol moderno.
O SC Braga está, pois, a realizar um campeonato merecedor de rasgado elogio. A três jornadas do fim, a época para a equipa não está fechada. Para além de estar a bater consecutivos recordes históricos do clube na competição, o SC Braga ainda pode chegar aos lugares de pódio, sobretudo ao terceiro lugar. E ao contrário do que Jorge Jesus disse em recente conferência de imprensa, não é assim tão indiferente ficar em terceiro ou quarto. É a diferença entre entrar na 2ª ou 3ª pré-eliminatória da Liga Europa, é todo um planeamento diferente a fazer consoante a classificação final no campeonato.
Recordes e mais recordes que acabam por espelhar a excelente época do SC Braga e a afirmação assertiva de Abel Ferreira, um treinador que se faz notar. Ele está perto de bater o recorde de pontos do emblema minhoto. Para já, com 71 igualou a marca de Domingos Paciência mas tem três jornadas para o conseguir, o que parece estar ao alcance. O SC Braga até ao fim da Liga tem de jogar com Belenenses (f), Boavista (c) e Rio Ave (f). Mais: com a vitória diante do Marítimo, na última jornada, Abel chegou às 23 vitórias numa única edição da Liga, superando o registo de Domingos,que em 2009/10, quando os minhotos foram vice-campeões, conseguiu 22 triunfos, em 30 jornadas. Mas há ainda mais: este SC Braga marca golos como quem respira. Com 72 remates certeiros na Liga, Abel já superou a marca de José Peseiro, que em 2012/13 chegou aos 60. No total de todas as competições desta época, os arsenalistas somam 99 golos, estando a um do golo 100, que pode chegar já este domingo, aquando da deslocação ao Restelo para jogar com o Belenenses.
Um ano depois, Abel mudou o SC Braga e depois de ter começado por arrumar casa no início da temporada fez crescer a equipa para patamares de excelência de jogo e potencializou jogadores, de que Ricardo Horta e Paulinho são os exemplos mais flagrantes. O melhor parece mesmo ainda estar para vir, seja Salvador paciente e o plantel não sofra muitas alterações para a próxima temporada. Será que Abel vai fazer aquilo que ainda não foi feito num clube a três anos de completar o centenário?"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!