Últimas indefectivações

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

O direito, a moral e bom senso

"O FC Porto tem o direito de explorar todas as modalidades legais para tentar ganhar administrativamente o jogo recentemente interrompido no Estoril por dúvidas quanto às condições de segurança da bancada de topo do estádio.
Não tem o direito moral, evidentemente, nem tão-pouco o direito que podemos muito simplesmente traduzir por dignidade desportiva.
Mas é verdade que os regulamentos fazem a previsão de ausências de condições dos estádios que sejam imputáveis ao clube visitado, considerando que, verificada essa responsabilidade objectiva, o clube deva ser punido com derrota e multa.
O Direito escreve-se, não raras vezes, por linhas tortas, mas não creio que seja possível interpretá-lo sem um minuto de sensibilidade e de bom senso. E o bom senso dificilmente admitiria como decisiva e merecedora de castigo uma responsabilidade apenas subjectiva de um clube que, perante a imposição da UEFA, mandou construir uma nova bancada, entregando a obra e entidades responsáveis que a executaram e a verificaram.
Há muitos casos, antigos e recentes, em que, durante os jogos, se perderam as condições de os continuar. Por razões naturais, que não foi o caso, a não ser por eventual, embora pouco provável, influência do tremor de terra que se fez sentir nesse dia, e por razões humanas, sendo a mais frequente a deficiência na iluminação. Mas tem havido sempre uma solução com base na tolerância das partes envolvidas e no primado da razão desportiva. Espera-se, evidentemente, que este caso não fuja à regra e que estes jogo possa ser ganho em campo."

Vìtor Serpa, in A Bola

PS: Inacreditável, parece que o director d'A Bola, chegou a Portugal ontem!!! Moral?! Ética?! Dignidade?!... Mas alguém acha que os Corruptos se preocupam com estas 'minudências'!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!