Últimas indefectivações

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Messi e Guardiola juntos: uma dádiva dos deuses!

"Sempre que vejo comentários do tipo: "ah e tal o Guardiola só ganhou o que ganhou no Barcelona porque tinha o Messi, porque no Bayern München e no Manchester City nunca mais ganhou a Champions", fico com urticária, confesso! Há pessoas que continuam ainda apenas a olhar para os resultados. Há pessoas que ainda não perceberam que o que Pep Guardiola fez nas quatro épocas que passou no Barça, foi muito além dos imensos títulos que conquistou. Há gente que ainda não entendeu que o legado eterno de Pep em Barcelona deve-se, não apenas ao que ganhou, mas também, e em grande medida, ao modo sublime como o conseguiu e ao futebol distinto que praticou.
Messi obviamente foi um elemento decisivo nas conquistas de Guardiola. Sem Messi (e sem Xavi, sem Iniesta...), não teria sido possível um lugar tão diferenciado na história, isso é uma evidência. Com certeza que se em vez de Messi estivesse lá outro qualquer, o mais certo era não ter havido metade das vitórias. É evidente que sim! São os jogadores que jogam, os treinadores não andam lá dentro, sem bons jogadores não há milagres, por muito bom que o treinador seja.
O que é preciso é ter a capacidade de perceber que, tendo a sorte de poder contar com um grupo fantástico de jogadores, Pep jogou um futebol que mais ninguém conseguiu. Colocou aqueles jogadores num nível colectivo sem paralelo na história do jogo. Basta ir rever alguns jogos para se perceber o patamar que aquele Barça atingiu, sobretudo em organização ofensiva e transição defensiva. Aquele futebol de quase perfeição é quase uma utopia, quase irrepetível. Isso deveu-se ao trabalho de Guardiola!
Outros treinadores também tiveram Messi e outros craques à disposição. Ganharam também eles inúmeros títulos. Luís Enrique, por exemplo, também arrebatou a Champions. Por outro lado, Messi repetiu épocas individualmente estratosféricas sob o comando desses outros treinadores. Continuou a ganhar títulos colectivos e prémios individuais à velocidade do som. Mas nunca mais beneficiou de um contexto colectivo tão perfeito como no período 2008-2012. Nunca mais desfrutou tanto do jogo, nunca mais marcou tanta diferença de modo aparentemente tão fácil. O individual continuou a ser fortíssimo, mas o colectivo nunca mais foi o mesmo.
Messi e Guardiola juntos foi o casamento perfeito, uma dádiva dos deuses. Ambos são os melhores na sua condição de jogador e treinador. Mas apenas juntos conseguiram atingir o Olimpo. Aquele nível de jogo inalcansável nos próximos 100 anos. O Barça 2008-2012 está nos anais das melhores - para mim a melhor - equipas de todos os tempos graças sobretudo a Leo Messi e Pep Guardiola, em simultâneo. Ninguém fala do Bayern ou do City de Pep quando se pensa nas melhores equipas. Os jogadores não eram os mesmos. Como também ninguém fala no Barça de Tata Martino, Tito Vilanova ou mesmo de Luís Enrique. O nível de jogo, ainda que com Messi e companhia, também nunca mais voltou ao que era.
Então, Guardiola foi o que foi no Barcelona em grande parte graças a Messi, sim! Mas isso deve ser dito como um elogio e não como um reparo ao treinador. Porque foi a genialidade desse treinador que elevou aquele colectivo, de que Messi era a pedra de toque, a um nível que nenhum outro foi capaz. É esse o legado de Pep. Ganhar muitos ganham. Mas daquela forma..."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!