Últimas indefectivações

terça-feira, 4 de abril de 2017

O treinador que se arriscou a ser campeão

"Sempre que foi aposta para o comando técnico do Benfica, Mário Wilson venceu uma competição.

Na temporada 1995/96, o Benfica entrou mal no Campeonato Nacional, somando dois empates nas três primeiras jornadas. Artur Jorge foi despedido do cargo de treinador e a escolha para preencher o lugar recaiu sobre Mário Wilson. O 'velho capitão' retomava ao Clube e assumia pela terceira vez o comando técnico 'encarnado'.
Contudo, esta equipa era muito diferente do Benfica a que estava habituado. À 20.ª jornada ocupava o quarto lugar no Campeonato, sendo constantemente contestada pelos jornais, devido às suas exibições pobres e por duvidarem da qualidade dos jogadores. Para agravar a situação, na visita a Guimarães, aos 17 minutos já perdiam por 2-0. Foi uma primeira parte bastante sofrida que espelhava a realidade daquela época, sem a chama nem o brilho de outrora.
Mas no banco estava alguém que conhecia o verdadeiro Benfica. Após o intervalo, 'num ápice, a segunda metade vestiu-se rapidamente de vermelho'. Galvanizados, os jogadores entraram a sentir o emblema que ostentavam ao peito, e em cinco minutos empataram a partida, até ao final do encontro marcaram mais dois golos, estabelecendo em 4-2 o resultado final. Os jornais renderam-se à exibição e explicaram o que aconteceu no Estádio D. Afonso Henriques: 'há jogos assim, em que uma equipa parece estar mesmo à beirinha do precipício e, depois, à custa de muito querer e vontade (...) consegue entregar ao adversário aquilo que estava guardado para si'. Não havia margem para dúvidas, tinha sido um 'Benfica à antiga'. No final da época, mesmo não conseguindo o Campeonato, os 'encarnados' conquistaram a Taça de Portugal.
Na primeira passagem pelo Benfica, Mário Wilson conquistou o Campeonato Nacional 1975/76. Três anos depois, quando voltou ao comando técnico dos 'encarnados', venceu novamente uma competição, desta feita a Taça de Portugal, dando razão à sua célebre frase 'quem treina o Benfica, arrisca-se a ser campeão'. Voltaria ainda a assumir a função de treinador em 1997 por duas ocasiões, como interino, num total de cinco jogos.
Pode ficar a conhecer mais sobre este treinador na área 25 - Mestres da Bola do Museu Benfica - Cosme Damião."

António Pinto, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!