Últimas indefectivações

sexta-feira, 11 de março de 2022

Jogadores que Admiro | Bernardo Silva


"Bernardo Silva, o puto que em Sintra vi nascer dez vezes e que hoje é um dos melhores do mundo

Pode ser surpresa para a maioria mas a primeira vez que vi Bernardo Silva tocar numa bola de futebol, tinha ele 13 anos.
Na manhã do dia 4 de Maio de 2008, desloquei-me até ao Campo Eng. Leonardo Carvalho, em Agualva-Cacém, para fazer a minha primeira cobertura para um jornal desportivo online, que acompanhava todos os jogos dos três grandes nos vários escalões de formação e do qual fui colaborador.
A partida em questão opunha o GC 1º de Maio de Agualva ao SL Benfica e contava para o Campeonato Distrital de Iniciados. Na equipa encarnada alinhavam alguns meninos que hoje são bem conhecidos para quem segue o desporto rei, casos de Bruno Varela, João Cancelo e Ricardo Horta.
Mas faltava um outro menino, um tal de Bernardo Silva, que nesse encontro entrou a dez minutos do fim e durante o período que esteve em campo mostrou alguns pormenores interessantes mas que o tempo não deu para mais.
Curiosamente, nessa partida, um dos melhores em campo até foi João Cancelo, hoje colega do médio português no Manchester City FC. Depois disso, ainda cheguei a assistir a outro jogo em que Bernardo Silva participou mas a sua exibição não foi muito positiva, conforme a análise individual que lhe fiz na crónica.
Entretanto, a minha colaboração com esse jornal terminou e deixei de ouvir falar do menino Bernardo durante alguns anos. Longe estava eu de imaginar no jogador que ele viria a tornar-se.
Como adepto do SL Benfica, confesso que nem sempre estou atento ao que se passa no futebol de formação dos encarnados. Aqui e ali ouvia falar de Bernardo Silva e a grande época que ele estava a realizar nos juniores na época 2012/2013 mas, sinceramente, nunca associei esse nome ao miúdo que vi jogar anos antes.
Na temporada 2013/2014, Bernardo Silva chegou à equipa B das águias e a sua performance continuava em alta. Fruto das boas exibições no segundo escalão do futebol português, foi chamado à equipa principal durante essa época e ainda chegou a participar em três encontros, sendo que um deles foi frente ao FC Porto na última jornada da Primeira Liga, o que fez dele campeão nacional, visto que os encarnados já tinham garantido o título na jornada anterior.
Mas como se sabe, o então treinador do SL Benfica, Jorge Jesus, não contava com o médio português para o seu projeto, que era tudo menos apostar nos jovens formados no Seixal, chegando mesmo a afirmar que a cantera da Luz tinha de nascer dez vezes para substituir Nemanja Matic, jogador sérvio e titular no meio campo das águias.
Ao que Bernardo Silva respondeu com ironia: “A minha mãe já me disse que se for preciso me mata e ressuscita mais umas quantas vezes”. A opinião geral era unânime em relação à qualidade do médio made in Seixal e só não viu quem não quis que estava ali um jogador com grande futuro. Quem viu e quem quis foi o AS Monaco, que levou o internacional português por empréstimo do clube da Luz válido por uma época.
Assim que chegou ao principado no verão de 2014, começou a jogar com regularidade e a sua magia começou a vir ao de cima, arrancando para grandes exibições com a camisola monegasca. Exibições essas que deixaram os dirigentes do clube francês malucos por Bernardo Silva e que devem ter ficado pasmados como é que o SL Benfica estava a desperdiçar um talento que já não dava mais para ignorar.
Antes que os encarnados mudassem de ideias e pedissem a devolução do médio, o AS Monaco não perdeu tempo e a troco de 15,7 milhões de euros, contratou aquele diamante de 20 anos por lapidar no início de 2015 e em boa hora o fez.
Na temporada de estreia, Bernardo Silva marcou dez golos e foi precisamente nesta altura que se fez luz na minha cabeça. O puto de 13 anos que tinha presenciado ao vivo pela primeira vez numa manhã em Sintra, estava agora a tornar-se num craque de nível mundial.
Com um pé esquerdo temível que fez estragos por praticamente toda a França, Bernardo Silva teve o seu apogeu em 2016/2017, ao sagrar-se campeão francês e ajudado a sua equipa a chegar às meias-finais da Liga dos Campeões. Nessa formação recheada de estrelas comandada por Leonardo Jardim, parte dessa época de sonho deveu-se ao médio ofensivo com 11 golos e dez assistências em 58 jogos efectuados.
A partir daqui já não restavam quaisquer dúvidas sobre o real valor de Bernardo Silva e os tubarões europeus começaram a ficar loucos por ele. O Manchester City FC foi o tubarão que nadou mais rápido que toda a concorrência e contratou-o por cerca de 50 milhões de euros.
O resto é o que se sabe até hoje em terras de Sua Majestade, onde já conquistou o coração dos adeptos do City. Marca, assiste, joga e faz jogar, assumindo-se como titular indiscutível e peça fundamental no esquema táctico de Pep Guardiola, treinador que não se cansa de elogiar o pequeno génio português, tendo afirmado já esta temporada que Bernardo Silva é o melhor jogador da Premier League.
Mais recentemente, no embate com o Sporting CP para a primeira mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, teve esta declaração: “Estou sempre a dizer-lhe que é o jogador perfeito”. E quando um dos melhores treinadores do mundo diz isto, meus senhores, não há muito mais a acrescentar.
A cumprir a sua quinta época com a camisola dos citizens, o médio nascido em Lisboa há 27 anos conta já com 238 jogos, 45 golos e 45 assistências. Foi três vezes campeão inglês, venceu uma Taça de Inglaterra, quatro Taças da Liga e duas Super Taças. Só lhe falta mesmo a tão desejada Champions para tocar o céu do futebol europeu a nível de clubes.
No que respeita à seleção portuguesa, começou por representar as camadas jovens até chegar à principal em 2015. Falhou o Euro-2016 ganho por Portugal devido a lesão, mas em 2017 ajudou a seleção das quinas na conquista da Liga das Nações.
Bernardo Silva é um médio ofensivo que gosta de atuar preferencialmente pelo lado direito e que trabalha muito para a equipa. Excelente na construção de jogo e com uma capacidade técnica e visão de jogo acima da média, o seu movimento mais característico é puxar a bola da direita para o meio e rematar com o seu pé esquerdo de veludo.
Uma espécie de imagem de marca que já lhe valeu alguns golos de belo efeito e algumas comparações com Lionel Messi nesse movimento. Fora das quatro linhas, Bernardo Silva é um homem humilde, divertido, sem tiques de vedetismo e que soube sempre o que quis para a sua carreira quando o seu futuro em Portugal era incerto.
Não esconde a sua paixão pelo SL Benfica e já disse que um dia quer regressar ao clube que o formou, sem nunca esquecer a forma como saiu. Porque se há jogadores que precisam de nascer dez vezes, a verdade é que também há clubes que deviam pensar dez vezes antes de mandar um jogador pregar para outra freguesia."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!