Últimas indefectivações

sábado, 19 de fevereiro de 2022

Bancadolândia


"Quando a noção de projeto é assunto de debate, reflexão ou análise, quase sempre viajo mentalmente até às raízes, com bilhete de ida e volta, para rememorar lições e exemplos de subsistência dos antigos, os gurus de há quatro/cinco décadas. Por si só, sementes de qualidade superior e terras férteis não eram (nem são) uma combinação infalível. A sabedoria dos anciões configurava a 'tecnologia de ponta', naquele tempo e o sucesso do cultivo dependia sempre de múltiplos fatores no processo, uns de controlo direto (como as mondas e as regas), outros (como as variações e incertezas climáticas) do domínio aleatório da Mãe Natureza.
De agricultura ao desporto: saber escolher e depois trabalhar em cima disso, dois pilares essenciais que transversalmente favorecem as possibilidades de sermos bem-sucedidos, que nos aproximam dos proventos, seja em que área for. Escrito nestes termos, sim, parece superfácil. Não será, todavia, porque o elemento 'trabalho' é exigente na intensidade, na organização, no empenho e na capacidade de sacrifício que o suportam, mas também não será tão complexo como por vezes se pinta, sobretudo se forem evitadas derivas para experimentações ou anuladas apostas típicas de roleta em peças-chave das engrenagens.
Por estas linhas entro no burgo da actual equipa sénior masculina de andebol do Sport Lisboa e Benfica. A recente vitória no clássico da modalidade (36-33), no Pavilhão n.º2 da Luz, não caiu do céu. O triunfo de quem foi 'muito melhor', adversário, reflete grandemente o que vem sendo feito no último ano e meio na obra neste quadrante específico do Clube.
Reaquisição de recursos de valia insuspeita ou inatacável, aproveitamento do talento existente e emergente... e muito trabalho de consolidação e calibragem: conjugadas estas variáveis, reforça-se a legitimidade da ambição plena e do 'sonho' de voltar a ser campeão nacional de andebol. Para já, uma coisa parece certa: esta equipa partiu muros e tem o olhar apontado à glória. Nesta época, o principal título pode estar agora à distância de quinze vitórias, e o peso deste número relativiza-se num Campeonato onde, sabemos, o trio de competidores pelo primeiro lugar está (bons) patamares acima. Sem lugar a facilitismos ou injustificáveis apagões!"

João Sanches, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!