Últimas indefectivações

domingo, 23 de junho de 2019

A posição assombrada: a saga de defesas esquerdos

"De há uns anos a esta parte, o Sport Lisboa e Benfica conseguiu, finalmente, colmatar a lacuna na lateral esquerda com a contratação de Álex Grimaldo.
Numa altura em que o plantel dos encarnados valorizou consideravelmente e, tendo em conta as exibições do lateral espanhol ao serviço das águias, até quando conseguirão os dirigentes benfiquistas manter Grimaldo?
Cobiçado por várias equipas de renome internacional, entre elas o seu antigo clube, o Barcelona, Grimaldo é visto como um bem valioso no plantel do Benfica. Assim, surge, entre os adeptos, o receio de se voltar a ter o grande problema da história recente do Benfica: a “falta” de defesas esquerdos.
Desde a saída de Fábio Coentrão na temporada de 2011/12, para o Real Madrid, os laterais esquerdos sempre foram mal amados no Benfica.
Joan Capdevilla, Carole, Luís Martins, Emerson, Melgarejo, Luisinho, Bruno Cortez, Guilherme Siqueira, Eliseu e Benito. Uns com mais sucesso que outros, mas todos com uma algo em comum: não eram bons o suficiente na perspectiva dos adeptos. Grimaldo chegou, enfim, na época de 2015/16 e, embora não tenha sido titular de imediato, conseguiu ocupar o lugar que era, até então, do campeão europeu Eliseu.
O actual suplente de Grimaldo é Yuri Ribeiro, internacional português de 22 anos, no entanto, bem que podia integrar o lote de defesas esquerdos supramencionados, uma vez que não é visto como uma opção válida para o sector defensivo das águias.
Conseguirá a SAD encarnada manter a jovem promessa espanhola? Entrará o SL Benfica no mercado por uma alternativa a Grimaldo? Será este o lugar assombrado do plantel dos atuais campeões nacionais? As questões levantam-se e as respostas não aparecem."

3 comentários:

  1. Concordo com o que foi escrito, mas discordo que considerem os DE os mal-amados. Se recuarmos um pouco no tempo verificamos que, só no período em que JJ esteve à frente da equipa do SLB, passaram pela zona lateral defensiva do lado esquerdo cerca de 15 indivíduos. Só agradaram àquele treinador os que ele indicou e o "fiel amigo do presidente", o tal das comissões a dez por cento, nunca se preocupou em encontrar um único que fosse. Será uma posição que "não interessa" porque o custo desses jogadores é baixo (em teoria!) ou porque as comissões nas vendas não são elevadas?

    ResponderEliminar
  2. A maior parte das pessoas são destras e as esquerdinas que têm jeito para a bola preferem jogar em posições adiantadas. Daí ser uma posição tão inflacionada no futebol moderno. De resto, Siqueira foi dos melhores, com Coentrão e Léo, por exemplo, só para falar nos últimos dez anos.

    ResponderEliminar
  3. Joan Capdevilla foi JJ, não me lembro de nenhum adepto dizer mal do ex campeão europeu e mundial, Siqueira era unanimemente acarinhado, pena LFV não ter exercido opção de compra,7M na altura se não me falha a memória. O resto mal aqueceu o lugar.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!