Últimas indefectivações

quinta-feira, 4 de abril de 2019

O estado de graça de Bruno Lage

"Bruno Lage tem 20 jogos pelo Benfica. 15 vitórias, 2 empates e 3 derrotas. Apanhou a temporada a meio e uma equipa desfeita. Desde então ganhou duas vezes seguidas em Guimarães, ganhou duas vezes seguidas ao Sporting, ganhou o primeiro jogo do clube na Turquia a jogar com meia equipa que no ano passado estava na equipa B, ganhou no Dragão e voltou a ganhar um jogo por 10-0 mais de 50 anos depois. No futebol, por vezes, há resultados que são atribuídos ao efeito chicotada psicológica. No caso do Benfica não só já passou imenso tempo, como o Benfica está a jogar melhor. Não são os jogadores que estão a dar mais. É a equipa que funciona melhor. Logo, Bruno Lage não está em estado de graça. É simplesmente um óptimo treinador.
Houve 5 resultados menos positivos com o jogo de ontem. Uma derrota num dos melhores jogos de futebol do ano que foi completamente descaracterizado pelo VAR. Um empate numa eliminatória resolvida. O jogo de ontem. E dois jogos que vale a pena falar um pouco mais.
O primeiro foi a derrota por 1-0 na Croácia. O Benfica apareceu com 4 médios centros e perdeu Seferovic logo no início do jogo, sendo que Jonas não estava convocado. A equipa ressentiu-se da ausência de uma referência e o sistema de 4 médios não funcionou. Dias depois empatámos com o Belenenses. Jonas acabaria por marcar um golo, mas dois azares comprometeram o resultado. Ainda assim, como o jogo ofensivo tinha sido longe de perfeito, na jornada a seguir vimos Jonas a ter movimentos muito diferentes. Em vez de tentar fazer de Seferovic e dar profundidade, baixou e ajudou a construir, permitindo que Rafa, Félix ou Pizzi dessem profundidade. Foi uma boa alternativa à ausência de Seferovic que o Benfica apresentou.
Bruno Lage tem sido assim nos últimos três meses. Se algo não funciona bem, na jornada a seguir o Benfica apresenta algo novo e diferente. Ontem foi óbvio que algo não funcionou bem. A equipa nunca conseguiu sair a jogar, a pressão alta do Sporting dificultou a saída com bola, com a lesão do Gabriel não tivemos ninguém a colocar a bola nas costas da defesa do Sporting (excepção a uma vez que o Pizzi baixou no campo), sempre que conseguíamos um desequilíbrio, o Sporting fazia falta (foi o jogo que sofremos mais faltas desde que ganhámos 2-4 em Alvalade). Não correu bem e certamente que há coisas a retirar dali. Mas mais do que isso, é certo que Bruno Lage sabe o que retirar dali e levar-nos a Santa Maria da Feira preparados para mais uma vitória.
A equipa jogou mal ontem e foi eliminada de uma competição. No entanto, esta é a mesma equipa que venceu duas vezes em Guimarães, duas vezes o Sporting, venceu na Turquia, venceu no Dragão e bateu o Nacional por 10-0. A qualidade não se evapora. Jogos maus todos têm. Temos que confiar nestes jogadores que têm mostrado muita garra e qualidade nos últimos meses. Há que manter a onda vermelha e encher todos os estádios nos jogos que faltam. Viva o Benfica!"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!