Últimas indefectivações

sexta-feira, 29 de março de 2019

A Liga vai melhorar com o fim da Taça da Liga?

"A semana passado discutiram-se medidas para melhorar a competitividade da Liga. No geral, foi apontado o excesso de jogos como a principal razão para a perda do lugar no Top 6 das Ligas Europeias (e consequente perda de um lugar na Champions League). Foi então que se falou em acabar com a Taça da Liga, uma prova que representa no máximo cinco jogos para duas equipas e que em três deles são utilizados suplentes. Há dois motivos pelos quais a Taça da Liga é desvalorizada:
1. Não dá acesso às competições europeias. Se desse, os clubes mais pequenos iriam aproveitar esta competição para chegar à Europa, não se focando em exclusivo no Campeonato ou na Taça de Portugal. Aqui, a questão é que só há seis lugares e é importante que as seis equipas que vão à Europa façam o melhor que conseguem para pontuar para o tal ranking. Quem é que vai fazer melhor figura? O quinto lugar da Liga ou o vencedor da Taça da Liga? É uma questão legitima e que até compreendo que a escolha recaia em quem fez 34 jogos em vez de quem fez 5. No entanto, em 12 edições da Taça da Liga, só por duas vezes é que o vencedor não estava já qualificado para as competições europeias. 
2. O Benfica já venceu sete vezes. Mais do que o próprio descrédito da competição em que o vencedor ganha pouco mais do que um troféu, o principal problema da Taça da Liga é o facto do Benfica já ter vencido sete vezes e o Porto nunca ter ganho nenhuma. Isto não é uma história inédita. Nos anos 60 houve uma Taça organizada pela FPF chamada Taça Ribeiro dos Reis. O Benfica venceu três vezes e o Setúbal venceu três vezes. Foram as duas equipas que mais vezes ganharam a competição nos 10 anos em que ela existiu. Tanto o Sporting como o Porto nunca ganharam uma única vez. A Taça Ribeiro dos Reis acabou por ser descontinuada e hoje já nem entra no nosso palmarés mais curto.
3. A Liga Portuguesa não está atrás da Liga Russa por causa do excesso de jogos. Há todo um role de outras explicações. Porque a verdade é que os grandes, equipas que mais jogos na Taça da Liga fazem, chegam longe nas competições europeias. Já os clubes mais pequenos, tirando uma ou outra temporada do Braga, nunca fazem nada de especial. A grande maioria nem chega à Fase de Grupos. E é aí que está a maior desvantagem para os russos. Nos 4 melhores clubes no ranking de clubes da UEFA entre a Rússia e Portugal, há 3 portugueses (FC Porto [9], Zenit [19], Benfica [21] e Sporting [31]). A questão é que nos 9 clubes a seguir, só há um português (Braga [50]). Os outros 8 são russos.
4. O futebol português vive uma situação muito particular. É um viveiro de talentos. Nos últimos anos já mais de metade dos clubes do Campeonato conseguiu colocar um jogador num clube de uma das principais ligas ou fazer uma venda considerável. O problema é que mais de metade dos clubes são de investidores que quando fazem uma grande venda ficam com parte do dinheiro. Dou um exemplo, o Feirense fez uma das maiores vendas do mercado de verão este ano no Campeonato. Etebo para o Stoke por mais de 7M. O que aconteceu no Campeonato? A última vitória foi na 2° jornada. A 8 jornadas do fim estão praticamente sentenciados à descida. Todos os anos a história repete-se. Académica vai à Europa, anos depois desce. Paços anda nas qualificações para a Liga dos Campeões, anos depois desce. Chaves o ano passado conseguiu um 6° lugar fantástico, este ano está abaixo da linha de água. Este ano a surpresa do Campeonato é o Moreirense. Vamos ver por onde vão andar daqui a 2 anos. Não há nenhum clube que consiga ser consistente tirando o Braga. Mesmo o próprio Rio Ave nunca tem duas boas épocas seguidas."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!