Últimas indefectivações

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Obrigado, Rui

"Hoje cumpre-se mais um ciclo na história do nosso jornal, visto que este é o derradeiro número de O Benfica cuja edição é assinada pelo jornalista Rui Manuel Mendes. A propósito desta circunstância, permitam-me uma reflexão de natureza especial.
Aqui, bem sabemos que os verdadeiros jornalistas nunca desempenham o papel principal no teatro da comunicação, porque todos temos presente que cada publicação semanal tem, antes de si, milhares de edições com que se foi sedimentando um desígnio deontologicamente rigoroso, na defesa da informação, do Desporto e do Benfica e que isso nos obriga, a cada um de nós, a um permanente exercício de humildade. Mas, neste caso e neste momento, é inteiramente justo sinalizar que, durante os quatro anos menos três semanas em que o Rui assumiu a Redacção com o seu profissionalismo, a sua alma benfiquista e o exemplo de uma impressionante dedicação à missão do jornal, ele deve ser considerado como um dos (mais reservados) protagonistas de um verdadeiro ciclo de outro da longeva história do semanário oficial do Sport Lisboa e Benfica.
Apesar dos anos exaltantes que desportivamente vivemos no Clube, tanto nas ocasiões de celebração como nos contextos mais complexos e difíceis, nunca lhe faltou a disponibilidade, nem o ânimo, nem sequer a serenidade de análise com que, semana após semana, criativamente concebia a organização das páginas, distribuía as operações e determinava a necessária cadência dos trabalhos da equipa, contribuindo, ele mesmo, com o generoso exemplo de uma escrita sempre talentosa e ágil.
Essa capacidade de escrita característica de Rui Mendes e a sua ampla compreensão do universo desportivo benfiquista, bem como a fina percepção das expectativas dos adeptos tantas vezes manifestada nas nossas páginas, assim como nas intervenções que a BTV lhe solicitava no campo das Modalidades do Benfica, mas, também, o seu humilde sentido de responsabilidade e o permanente respeito pelo trabalho dos seus colegas,distinguiram-no como um opinion-maker conhecedor e como líder eficaz. Por essa razão, lhe é agora atribuída uma nova e complexa missão, no quadro da Direcção de Comunicação do Sport Lisboa e Benfica, junto das estruturas das Modalidades de alta competição, para o que (de certo modo, orgulhosamente), e com a maior gratidão, lhe auguro o melhor que, sem dúvida, o nosso Benfica merece e ele próprio, também.
Todos temos, pois, diante de nós, na Redacção do nosso jornal, um estimulante desafio. Em especial, aquele que se apresenta ao jornalista José Marinho, a quem caberá, já a partir da próxima edição, interpretar e prosseguir da melhor maneira o exemplar legado de Rui Manuel Mendes, a favor do interesse dos leitores benfiquistas, da vigorosa cultura do nosso jornal e do Glorioso Benfica.
Boas-vindas, José."

José Nuno Martins, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!