Últimas indefectivações

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Encarnado é o Vermelho-amor (Mário Figueiredo)

"Sobre o presidente da Liga de Clubes, Mário Figueiredo, tenho sentimentos contraditórios. Se por um lado me dá imenso prazer vê-lo rebelar-se contra um Sistema a que já pertenceu, denunciando as ligações indecorosas que alguns fabricam para ganhar a todo o custo, por outro lado, a sua figura encarna bem no protótipo do charlatão que, de desculpa em desculpa, vai sobrevivendo num cargo para o qual não tem perfil, nem trabalho que se veja.
Ainda há dias, disse numa entrevista: 'O regime que vigora actualmente é o mesmo de 2004', tendo sido explícito quanto à teia de influências que era o Apito Dourado (que é como quem diz a aliança do FC Porto e da Olivedesportos contra a verdade desportiva) e que em seu entender ainda existe - se bem com uma nuance, agora sem a Liga de Clubes e o seu Conselho de Disciplina e de Arbitragem, por razões óbvias, mas com a conivência e os serviços da Federação e os seus Conselhos, hoje os que importam no futebol português. Esta palavras, vindas de quem vêm, tinham, no mínimo, de ser investigadas pelas autoridades desportivas e judiciais. A não ser que se dê à corrupção um estatuto normativo.
Mário Figueiredo, em desespero, dá um conselho ao Benfica: «Não devia tentar seguir o exemplo daquilo que tem sido o domínio feito pelo FCP».
O que ele não explicou é se o Benfica tenta influenciar a arbitragem ou, conhecedor dessas manigâncias mafiosas, é um Clube presente e atento ao fenómeno, inconformado e protestativo.
Ao que Mário Figueiredo se referia não seria a perda de ingenuidade por parte do Benfica e dos seus dirigentes? Luís Filipe Vieira já anda há muitíssimo tempo no futebol para ter percebido, antes de Mário Figueiredo, que o espírito e filosofia do Apito Dourado ainda não foram erradicados. Não perceber a legitimidade do Benfica em estar vigilante, em opor-se ao Sistema e combatê-lo da forma mais lógica é um mau presságio para um presidente da Liga que se quer astuto."

Carlos Campaniço, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!