Últimas indefectivações

sexta-feira, 8 de março de 2013

Assobiar de barriga cheia

"A forma como os adeptos do Benfica se despediram ontem da equipa, com uma forte assobiadela, não deixa de ser intrigante. Que raio!, com a equipa em 1.º lugar no campeonato; com um pé na final da Taça de Portugal e bem encaminhada para os quartos-de-final da Liga Europa, qual a razão de ser para aquela vaia no final do jogo com o Bordéus?
O Benfica exibiu-se a um nível modesto? É um facto. Está a faltar a nota artística? Com certeza que sim. Já foi assim com o Beira-Mar (vitória 1-0), já foi assim em Braga (na eliminação da Taça da Liga) e já tinha sido assim também com a Académica (vitória 1-0, no último minuto) e o Bayer Leverkusen (2-1, na Luz, com muita felicidade). Mas mesmo com este ciclo de exibições tristes, mastigadas, pálidas e até sofridas, assobiar uma equipa com tão impressionante dinâmica ganhadora é qualquer coisa que não se compreende. 
Por vezes é preciso recorrer aos números para se chegar à verdadeira dimensão das coisas: o Benfica realizou ontem o 39.º jogo da temporada, tendo somado a 29.ª vitória. De resto, oito empates e apenas duas derrotas, ambas em outubro, em jogos da Liga dos Campeões. A primeira frente ao Barcelona e a segunda, em Moscovo, com o Spartak. Será que o “cliente” tem sempre razão?
João Moutinho vai falhar o segundo jogo consecutivo no FC Porto. Esta noite, contra uma das boas equipas da Liga (Estoril), os dragões estão confrontados com a mesma realidade que viveram em Alvalade: como fazer a máquina levantar voo quando não há motor de arranque? Sem Moutinho nem é tanto a capacidade de construção que fica comprometida. O que passa a estar em causa é a eficácia na reação à perda da bola. Com o pequeno-grande médio em campo, o FC Porto volta à posse mais rapidamente e em zona mais adiantada. Faz toda a diferença.
André Villas-Boas é um dos treinadores do momento: o Tottenham, que já ia de vento em popa na Premier League (3.º lugar), passou ontem por cima do Inter com um concludente 3-0. AVB bem pode citar Mark Twain: “As notícias da minha morte foram manifestamente exageradas.” "

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!