"A indefinição na equipa do Benfica é uma constante neste iníco de temporada. O fecho de mercado viu Odysseas sair da equipa e agora Roger Schmidt procura descobrir o seu titular
A saída de Odysseas Vlachodimos do onze do SL Benfica, depois da derrota frente ao Boavista FC, por 3-2, na jornada inaugural da Primeira Liga, viu Roger Schmidt optar por Samuel Soares em relação ao guardião grego nas restantes partidas até ao fecho do mercado. Odysseas transferiu-se para o Nottingham Forest FC, após alegadas discussões com o técnico germânico, e abriu-se uma vaga nas malhas encarnadas. O Bola na Rede compara Samuel Soares e Anatoliy Trubin com o objetivo de entender o titular do Benfica.
Se tivermos que definir um titular, apontamos a Samuel Soares, apenas pelas escolhas recentes de Schmidt. Ainda assim, está longe de fechada a escolha para a baliza encarnada. Comecemos pelo aspeto físico. Samu, como lhe apelidam os colegas, tem 1,90cm de altura e 94 kilos, apenas com 21 anos, um simples monstro entre os postes, que parece ocupar toda a área do retângulo da baliza. No caso do ucraniano, vemos um guarda-redes com 22 anos, 1,99cm e 87 kilos, não tem a envergadura de ombros do seu concorrente, mas a sua altura é claramente superior. Ambos utilizam o pé direito.
Continuando no tema da utilização dos pés, ambos são superiores a Odysseas Vlachodimos. Tendo em conta a pressão alta que Schmidt gosta de aplicar nas suas equipas e que tantas vezes vimos o Benfica utilizar na época transata, um guarda-redes que funcione como um 12.º homem é fundamental. O grego não dava essas garantias, mas as duas novas opções dão e com qualidade. Dentro dos postes, ambos possuem bons reflexos e posicionamento, mas longe dos que Odysseas apresentava. É preciso recordar que, ambos estão no começo das suas carreiras.
A falta de experiência é um fator a ter em conta na baliza do Estádio da Luz, apesar de Trubin ser o titular da baliza do FK Shakhtar Donetsk desde a temporada 2020/2021, quando tinha apenas 19 anos. Trubin ultrapassa claramente Samuel Soares neste requisito, inclusive já disputou 14 partidas na UEFA Liga dos Campeões (três jogos sem golos sofridos) e três na fase de qualificação (um jogo sem golos sofridos). Além de experiência no futebol europeu, Anatoliy Trubin já assumiu a titularidade da seleção ucraniana, tendo sido titular em todas as partidas que disputaram em 2023, ultrapassando Andriy Lunin, do Real Madrid CF, na hierarquia.
O estatuto que Trubin já alcançou também pode influenciar a escolha do alemão. Rui Costa pagou 10 milhões de euros (mais um em objetivos) pelo jogador, sendo que o Shakhtar tem direito a 40% de futuras mais-valias. Um claro investimento do Benfica, naquele que é o guarda-redes mais caro do clube. Samuel Soares, por sua vez, pertence aos quadros encarnados desde 2012/2014, subindo nos escalões de formação do Caixa Futebol Campus. O internacional sub-21 tem sido bastante paciente pela sua oportunidade, mas a chegada de Trubin pode comprometer tudo.
A titularidade do jovem português na baliza do SL Benfica, muito provavelmente, será breve. Com o desenrolar da temporada, Anatoliy Trubin tem todas as condições necessárias para agarrar o lugar. Ainda assim, é injusto dizer que Samuel Soares está totalmente apagado e a luta entre os dois prevê-se renhida. Quem se exibir ao mais alto nível, mostrando a sua qualidade (que ambos têm) convencerá Roger Schmidt."
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!