Últimas indefectivações

terça-feira, 12 de setembro de 2023

A estreia do Sport Lisboa e Saudade


a"O sonho dos antigos jogadores, de voltarem a jogar no seu clube, realizou-se em Outubro de 1943.

Em 3 de Junho de 1943, num jantar de confraternização que se realizou depois do jogo dos campeões de 1938 contra os de 1943, surgiu a ideia da criação de uma equipa de ex-jogadores do Benfica. O Sport Lisboa e Saudade pretendia ser uma continuação do Sport Lisboa e Benfica e, por isso, como garantia Vítor Silva, 'as condições para serem admitidos são duas: Acertar na borracha, tanto quanto possível, e ser do Benfica'. Assim, 'o Sport Lisboa e Saudade não é mais do que um aglomerado de benfiquistas que, em tempos idos, foram gloriosos representantes do Sport Lisboa e Benfica e querem, dentro dum campo relativo, reviver as áureas tardes - jogar a bola e divertirem-se'.
Em 5 de Outubro de 1943, a secção de ciclismo organizou um 'grandioso festival', no campo atlético do Benfica, para encerramento da época. Nessa tarde, registou-se uma apreciável assistência, na sua grande maioria constituída por sócios e adeptos do Benfica.
O festival iniciou com uma gincana ciclista, na qual participaram 40 concorrentes, e que foi ganha por uma senhora, a D. Maria do Céu, que alcançou 6 pontos em 1 minuto e 12 segundos. Seguiram-se as 'provas infantis para sócios ou filhos de sócios, dos 8 aos 12 anos de idade', que consistiam em corridas de 60 e 50 metros, para rapazes e meninas, respectivamente. As crianças com menos de 8 anos também participaram no festival, na corrida de 30 metros, sem distinção de sexos. De seguida, foi prestada uma homenagem ao mais velho cicloturista do país, o sr. Ernesto Nascimento, e cerca das 16:30 entraram em campo as equipas do Sport Lisboa e Saudade - que se apresentava pela primeira vez - e uma equipa constituída por elementos da secção de ciclismo. À entrada em campo, a equipa do Saudade, constituída por antigos jogadores do Clube, foi 'recebida com uma prolongada salva de palmas e demonstrar que o público benfiquista não esqueceu ainda os seus ídolos de outras épocas'. O jogo proporcionou fases muito interessantes, e alguns elementos arrancaram aplausos e demonstraram que ainda possuíam o seu talento. O encontro terminou com a vitória do Saudade, por 12-0 e a conquista do troféu em disputa, a Taça Artur Dias Maia. A última prova do festival foi uma corrida de costas.
Saiba mais sobre esta e outras atividades associativas do Benfica na área 16 - Outros Voos, do Museu Benfica - Cosme Damião."

Marisa Manana, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!