Últimas indefectivações

terça-feira, 14 de abril de 2020

Benfica sobre rodas

"Entre os dias 3 e 6 de Março de 1960, realizou-se mais uma edição da Volta a Portugal em Automóvel

A 11.ª edição da Volta a Portugal em Automóvel passou por várias regiões portuguesas, desde a Serra da Estrela ao Algarve. Organizada pelo clube 100 à Hora, contou com a participação dos mais consagrados pilotos portugueses, incluindo os benfiquistas Manuel e Augusto Palma. Os condutores 'encarnados' chegaram a ser apontados como os prováveis vencedores da prova individual, da qual revelaram algumas peripécias.
No início da prova de regularidade em estrada, que tinha vários controlos e em que não podia haver qualquer deslize, sob risco de desclassificação, notaram um forte cheiro a gasolina. 'Verificámos logo a seguir que o carro a perdia largamente. Mas nada havia a fazer, que os segundos eram preciosos. Quando 'apanhámos' 23 quilómetros sem 'controles', pudemos ver então que havia desaparecido a parafuso lateral da bacia do carburador. Remediámo-nos com um pedacinho de madeira e só na Covilhã nos pudemos arranjar melhor entrou em acção uma rolha...".
Manuel e Augusto Palma compraram várias rolhas, que foram substituindo, e foi assim que o Volkswagen, 'equipado com um motor Porsche 1600 super, travões de 'qualquer coisa' que não 'Volkswagen', suspensão corrigida e o todo com uns toques pessoais do proprietário', chegou a Lisboa. Pai e filho venceram os circuitos de Portalegre e de Alvalade e a perícia do Estoril. Nas restantes etapas foram segundos, excepto em Vila do Conde, mas, apesar dos bons resultados, os benfiquistas classificaram-se em segundo lugar.
Foram cumpridas cerca de 80 horas de prova, durante três dias e quatro noites. Dos 58 condutores que iniciaram a prova, apenas cerca de metade chegaram à última etapa, realizada no Estoril. As sete etapas que compuseram a Volta foram seguidas com entusiasmo, principalmente 'em Vila do Conde, em Portalegre, em Évora, em Lisboa e no Estoril', onde o público afluiu em grande número.
Além do segundo lugar individual, o Benfica conquistou o primeiro ligar por equipas. Constituída por Rui de Noronha, Manuel Valente da Cruz e Luís Fernandes, a equipa benfiquista somou 12 pontos, seguida pelas equipas do 100 à Hora e do Sporting, que se qualificaram em 2.º e 3.º lugares, respectivamente:
Saiba mais sobre este e outros títulos do automobilismo benfiquista na área 4 - Momentos únicos, do Museu Benfica - Cosme Damião."

Marisa Manana, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!