Últimas indefectivações

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Vieira percebeu o que não daria...

"Irrepetível saltarem 5 miúdos da equipa B... Daí 7 aquisições (para já, promissoras). Sporting: aí os reforços! Sem vendas, há verba?

Quase sem tempo para respirar... Da Selecção campeã da Europa, pondo Portugal, aquém e além-fronteiras, em comoventes/fascinantes explosões de alegria, para intensa expectativa nos primeiros sinais de quem poderá ser mais do que quem na nova temporada nacional.
Ainda quase nenhuns dados sobre o FC Porto de Nuno Espírito Santo. Defrontar Valadares, Rio Ave e Osnabruck foi muito leve aquecimento. Não deu para inicial avaliação da equipa e das principais aquisições: Filipe, Alex Telles e o regressado Otávio. Hoje sim, haverá teste, face ao PSV, campeão holandês que goleou o Sporting.
Mau arranque do Sporting (já lá irei). Interessante Benfica. Não pelos resultados: empate com V. Setúbal, seguido de bom, no 4-0 ao Derby County, e de medíocre, no 0-1 face ao Sheffield de Carlos Carvalhal. Interessante por dois motivos:
1 - Adaptação de política desportiva. Luís Filipe Vieira percebeu ser irrepetível e fantástica soma de 5 miúdos da equipa B num ápice saltarem para a principal e logo como titulares (recorde-se: Nélson Semedo e Gonçalo Guedes, Renato Sanches, Lindelof e Ederson). Irrepetível! E não vislumbro alguém capaz de o mesmo fazer esta época. A partir desta sensata reflexão, nada menos de 7 aquisições.
2 - Sinais de plantel pode ser globalmente mais forte do que o anterior... Mau grado a dificuldade de substituir o talento extra de Gaitán e de Renato! Qualidade de Carrillo é bem conhecida (nesta altura, está muito perro, após 9 meses sem jogar). Promissor potencial dos médios Celis e André Horta, dos extremos Zivkovic e Cervi, de Benitez (segundo ponta de lança, ou extremo) e do muito jovem Kalaica, defesa central. Júlio César e Ederson ainda estão de baixa clínica, Lindelof, Eliseu, Talisca, Jonas, Jiménez não jogaram, Mitroglou reapareceu ontem, na 2.ª parte, Carcela idem, e só 10 ominutos. Mais de meia equipa diferente dos titulares da época anterior. Muita afinação a fazer... Quanto a mim, um problema neste plantel (para além da urgência de Júlio César e Ederson recuperarem, pois Paulo Lopes está praticamente sem suplente): forte alternativa como n.º 8. André Horta promissor, mas não o afiram pela bitola de Renato Sanches...

Sporting: recorde-se que, há um ano, a pré-temporada do Benfica ameaçava ser desastrosa. E foi! Se foi! Porém, ao contrário do que então se pensou,roçando certeza, não impediu o bicampeão de atingir o tri... Ou como pareceu confirmar-se não interessar como começa, sim como acaba. Claro que fundamental é a chegada à meta. Mas, mesma numa maratona, é bem importante não falhar estrondosamente a embalagem inicial. O triunfo de Rui Vitória, naquelas condições - péssima preparação que teve de fazer e atraso que chegou a 8 pontos... -, é pouco menos do que irrepetível. Por ele, ou por outro treinador.
Agora, muitíssimo mal começa o Sporting. Ainda só pré-época e 4 jogos... Só que no outro polo do entusiasmo de há um ano, detonador de galvanização para todo o campeonato. Ok, o Sporting acaba de defrontar Mónaco, Zenit, PSV, equipas de peso. Foi o calendário de preparação que Jorge Jesus escolheu. Risco assumido, sofrimento em goleadas. Quando Rui Vitória entrou no Benfica, já estava definida aquela digressão americana, tão exaustiva e sem tempo para treino entre jogos... - ainda por cima, com novo treinador...
Há uma virtude neste mau arranque sportinguista... Fica a nu que os 4 campeões europeus - Rui Patrício, William Carvalho, Adrien, João Mário - são o sustentáculo da equipa, deles de situando a anos luz todas as alternativas. Ou seja: plantel fraco, recentes aquisições nada convincentes. Óbvio: pressão de Jorge Jesus para ter reforços a sério. Problemão de Bruno Carvalho: que engenharia financeira para contratar quem convença o treinador, sem abdicar de alguns dos tais sustentáculos (acrescente-se Slimani) cuja saída renderia catadupa de euros... crê-se que necessária? Parece situação de manta curta..."

Santos Neves, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!