Últimas indefectivações

terça-feira, 17 de maio de 2016

Quem ganhou...

"Nem sequer a amêndoa presa na garganta, evitou que Jorge Jesus tirasse, em desconcerto, o murmúrio do seu ego a atormentar-se:
- Eu crio, outros copiam, por isso eu ganho...
Não, não me espantou - e a primeira coisa em que pensei foi em Bobby Robson, que, após uma derrota, afirmou:
- Nós não os subestimámos. Eles eram simplesmente muito melhores do que nós pensávamos...
Sim, se pensei em Bobby Robson foi para pensar que se esse ganho de Jesus não foi o ganho que podia ter sido - foi por ele ter feito o que fez: ter subestimado Rui Vitória, não ter percebido que Rui Vitória é muito melhor treinador do que ele pensa. Aliás, para mim; o Benfica só ganhou este campeonato por Rui Vitória ser o que é, como é. Quando não lhe bastava ganhar o jogo seguinte para não perder o futuro - soube sempre encontrar a melhor forma de ganhar o jogo seguinte e não perder o futuro. Mas não foi apenas por isso que ganhou o que ganhou. Bill Shankly, que descobriu que o futebol não é uma questão de vida ou de morte é muito mais do que isso, disse, uma vez:
- Todos os jogadores da minha equipa têm de jogar pela equipa e não por eles próprios...
Foi o que Rui Vitória conseguiu. E conseguiu mais: que os seus jogadores jogassem pelo seu carácter e a sua história e não contra a provocação ou a rezinga sem que ele alguma vez desse ares de se achar mais importante que a equipa. Por isso é que a equipa nunca foi pior do que podia ter sido e o treinador foi sendo melhor do que se imaginava que fosse - e ganhou. Ganhou ele e a equipa. E a equipa com ele. Ganharam com sorte? Talvez com a sorte que os chineses descobriram que é o ponto em que a vontade encontra a oportunidade. Mas mesmo que tenha sido essa a sorte que o Benfica teve bem maior foi a justiça do que ganhou. E sem mácula. Sim, dizer-se o contrário: que o Benfica só ganhou o que ganhou através de favor de árbitros, não é desculpa de mau perdedor - é muito pior..."

António Simões, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!