Últimas indefectivações

terça-feira, 2 de junho de 2015

Bicampeões regionais entre stickadas e invasão de campo!

"Vitória numa final violenta que contribuiu para a conquista definitiva do troféu mais antigo de hóquei em campo

Pela primeira vez, foram cobrados bilhetes num desafio de hóquei em campo. Porém, isso não impediu que uma numerosa assistência acudisse ao Estádio das Amoreiras, a 27 de Maio de 1928, para o desafio final do Campeonato de Lisboa entre o Benfica e o Amoreiras.
O Benfica preparava-se para revalidar o título, esperando-se uma bela demonstração da modalidade. Era isso que os 3 golos do Benfica na primeira parte deram a entender. Mas tal não aconteceu no segundo tempo... Após o golo do Amoreiras, os nervos tomaram conta da partida. Ao verem as suas hipóteses de vitória reduzidas, os jogadores do Amoreiras excederam-se no jogo violento, que os árbitros não souberam reprimir eficazmente. Mas o pior estaria para vir! Quando o capitão benfiquista José Prazeres se preparava para marcar um canto, foi atingido no braço por um stick de um adversário, obrigando-o a abandonar o campo bastante magoado. O Benfica passou a jogar com 10 jogadores, mas continuou a dominar a partida.
Porém, o caos já estava instalado! O sucedido só veio agravar ainda mais o clima de violência. O resto do desafio pareceu mentira, com cenas dignas de filme. Os ânimos aqueceram ainda mais, viam-se sticks pelo ar, os jogadores do Benfica responderam e o árbitro, benevolente até então, decidiu expulsar um jogador de ambas as equipas. A assistência, indignada, reclamava intensamente, até que impacientes começaram a invadir o campo! Foi mesmo necessário recorrer a intervenção policial para acalmar os ânimos do público.
Restabelecida a ordem e com os jogadores prontos para recomeçar a partida, os árbitros decidiram suspender o jogo a apenas 6 minutos do seu fim. Ficou o título pendente, aguardando a decisão da Federação que veio a considerar, perante o contexto, o resultado válido. Faltava só um título para a posse definitiva da Taça Hockey Club de Portugal, numa altura em que era necessário três conquistas consecutivas. Este troféu, o mais antigo da modalidade, foi definitivamente conquistado na época seguinte e pode ser encontrado na área 1. Ontem e hoje do Museu Benfica - Cosme Damião."

Ana Filipe Simões, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!