Últimas indefectivações

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Até sempre 'Tio Peres'

"Durante o fim-de-semana fui informado do falecimento de Peres Bandeira. Um homem bom com quem tive a oportunidade de me cruzar ao longo de vários anos. Nos corredores da velhinha Luz, o 'tio Peres', como carinhosamente era tratado, a todos dava saudação, sempre com um sorriso aberto e fraterno.
Sabia muito de futebol e na sua área de especialização, o treino e o scouting, era um verdadeiro mestre. Conhecia tudo e todos e foram célebres algumas das contratações por si avalizadas.
As suas palavras tinham o especial condão de cativar quem com ele privava. Sempre bem-disposto, o 'tio Peres'. Adorava comentar sobre o jogo do passado fim-de-semana, mas baixinho, pois alguém poderia ouvir e fazer 'mexerico'. Peres Bandeira era um homem íntegro, sempre o foi, e acima de tudo um grande benfiquista.
Na etapa final, enquanto colaborador do Benfica, o 'tio Peres' fazia um pouco de tudo. Orgulhava-se por arranjar as melhores condições logísticas para os nossos atletas. Fazia tudo de bom grado, nunca virava as costas ao que havia por fazer. Sempre presente e exigente consigo e com os seus.
Mas o que mais recordo no meu amigo Peres Bandeira era o seu fascínio pela prática do futebol, mesmo com idade já avançada. Ficaram célebres alguns dos jogos que às quartas-feiras pela hora de almoço fazíamos no antigo Pavilhão da Luz, junto às piscinas. O antigo director Jorge Vacas era o organizador. Muitas foram as vedetas que por ali passaram... Mozer, Dimas, Shéu, Chalana, Vítor Paneira... Peres Bandeira... entre tantos outros. O 'tio Peres' era sempre o avançado de serviço de uma das equipas. Com a graça que todos lhe reconhecíamos dizia a alto e bom som 'sou o melhor de todos'. E era o 'tio Peres'. Que Deus dê descanso à sua alma."

Luís Lemos, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!