Últimas indefectivações

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Benfica favorito

"Nos últimos anos tenho apresentado sempre o FC Porto como favorito dos clássicos com o Benfica, quer no Dragão quer na Luz. Este ano, pela primeira vez, tenho a opinião contrária: o Benfica é favorito.
E é favorito por várias razões. O FC Porto apresenta um futebol muito estereotipado, com poucas soluções (o “quadrado de Aljubarrota”, como já lhe chamei). Tem pouca criatividade (com a agravante de o seu jogador mais criativo, James Rodríguez, estar lesionado e não poder jogar). Vive de um único goleador (Jackson Martínez) e, fora isso, de uns remates de longe de Moutinho ou Lucho. E tem um plantel muito curto, que não permite grandes variações. A saída de Hulk começa a fazer-se sentir, faltando à equipa um grande desequilibrador.
O Benfica não tem a solidez “histórica” do FC Porto mas apresenta hoje infinitamente mais soluções. Tem um plantel variado (sobretudo no ataque), tem uma dinâmica ofensiva muito criativa, consegue meter muitos jogadores na área, tem vários avançados que rematam bem (além de Cardozo, Lima, Rodrigo e Salvio). E, em relação a anos anteriores, defende muito melhor, sufocando os adversários ainda no seu meio campo. 
Tudo somado, e se a lógica prevalecer, o resultado será 3-1 a favor do Benfica.
Claro que isto é a teoria. Um amigo meu diz que, em 85% dos casos, os favoritos ganham. Mas sobram os 15%. E se o Real Madrid, treinado pelo melhor treinador do Mundo, com dinheiro para contratar os melhores jogadores do Mundo, perde com o Getafe – o Benfica, por maioria de razão, pode ser derrotado na Luz pelo FC Porto."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!