"Portugal é um país de futebol e de encruzilhadas, uma verdadeira síntese cultural entre o Mediterrâneo e o Atlântico que moldou a nossa história e a nossa cultura. O desporto e alguma forma de futebol, nas suas versões arcaicas, estiveram sempre aqui. Por isso é sempre interessante espreitar as nossas influências culturais mais importantes. Os Celtas, tendo habitado grande parte da Europa Ocidental há mais de dois mil anos, deram-nos muito do que somos, sobretudo a norte, mas é na Irlanda que as suas tradições se mantêm mais vivas.
Os Gaelic Games, os Jogos Gaélicos, que são hoje uma realidade importante na vida desportiva irlandesa, são jogos tradicionais irlandeses com raízes profundas na história e cultura celta. Estes jogos incluem o futebol gaélico, o hurling, o camogie e o futebol de mão.
Recebemos na Luz a Associação Gaélica irlandesa, que organiza os jogos e que veio divulgar a história, a prática e o potencial entre nós de dois destes desportos, o futebol gaélico e o hurling. Mas em que consistem estes jogos?
O futebol gaélico é um desporto semelhante ao futebol, com regras distintas, em que duas equipas de 15 jogadores competem para marcar pontos, colocando a bola por cima de trave ou na baliza
O hurling é considerado o desporto de equipa mais rápido do mundo. Envolve o uso de bastões (hurleys) e uma pequena bola (sliotar), sendo o objetivo marcar pontos acertando com a bola por cima da trave ou numa baliza.
Estes jogos ancestrais, que eram praticados pelos Celtas em celebrações e festivais sazonais, evoluíram ao longo do tempo, sendo regulamentados e preservando-se a sua tradição através da ampla participação da comunidade.
É que a sua importância na Irlanda vai muito para lá dos aspetos desportivos, eles são uma parte importante de identidade cultural irlandesa e desempenham um papel vital na coesão social, promovendo o envolvimento local e proporcionando uma forte ligação entre as gerações.
Uma vez mais, a bola mostra o seu poder social!"
Jorge Miranda, in O Benfica
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!