Últimas indefectivações

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Máquina de propaganda


"A Liga Portuguesa de Futebol Profissional perdeu a pouca vergonha na cara que lhe restava. Terminada a 1.ª volta dos campeonatos profissionais, a Liga não perdeu tempo em dizer que foi alcançado o maior número de adeptos nos estádios da Primeira Liga das últimas 12 temporadas - 1,85 milhões. Diz a organização liderada por Pedro Proença que a média por jornada é de 109 mil adeptos nos estádios, o que dá pouco mais de 12 mil por jogo. A maquilhagem é, de facto, uma boa ferramenta para tapar o enorme buraco em que se encontra o futebol português.
Preocupada em manter uma falsa paridade entre os três maiores clubes (a negociação dos direitos televisivos está cada vez mais próxima), a Liga revela que o SL Benfica teve 471 mil espectadores nas bancadas, com o Sporting CP a ficar com 339 mil, e o FC Porto com 317 mil. Tudo muito bonito, não se tivessem esquecido dos jogos fora de casa. Dei-me ao trabalho de fazer essas contas.
O Glorioso jogou nos estádios adversários, para o campeonato, em 9 ocasiões, e apenas numa delas a percentagem de ocupação ficou abaixo dos 80%. No Bessa, à 1.ª jornada, mais de 21300 adeptos equivalem a 78% da ocupação do estádio (não foram mais porque o Boavista não quis vender mais bilhetes aos adeptos do Benfica); de resto, sempre acima dos 80%, com especial destaque para os embates fora com Estoril (97% de ocupação), Chaves (98%), Vizela (94%) e Moreirense (92%). Em números brutos, são mais de 91 mil espectadores dos jogos longe do Estádio da Luz. Juntando em casa e fora, chegamos à bonita cifra de 576 milhões, mais coisa, menos coisa. Ou seja, os clubes não são todos iguais, não têm todos a mesma capacidade de levar gente ao estádio. Eu sei que custa, mas habituam-se."

Ricardo Santos, in O Benfica

1 comentário:

  1. 576 milhões ou milhares, entre jogos em casa (485k/9=53.888 de média?) e fora (os tais 91k)

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!