Últimas indefectivações

terça-feira, 24 de outubro de 2017

"Parecia um milagre o que estávamos vendo!"

"Eram dois milagres num dia só: a vontade dos casapianos concretizara o 'milagre da construção' e Otto Glória transformara a equipa 'encarnada'.

Em pleno Parque Florestal de Monsanto, o Casa Pia Atlético Clube ergueu o seu novo campo de jogos, o Estádio Pina Manique. Ao fim de 14 anos sem campo próprio,  a inauguração desta obra admirável', a 29 de Agosto de 1954, produto da 'dedicação dos casapianos', não deixou ninguém indiferente.
O Casa Pia AC convidou 'algumas das melhores equipas nacionais' para o festival de inauguração - o Benfica, o Atlético, o Belenenses, o FC Porto e o Vitória de Setúbal - para disputarem três desafios particulares que abririam a época de futebol. O Benfica, 'empenhado em obra idêntica', sabia o 'quanto é preciso sacrifício, de esforço, de abandono pessoal, para se levar a cabo uma obra desta envergadura' e acedeu com alegria ao convite.
O 'público da capital, ansioso de bola, deslocou-se em grande número ao novo e excelente estádio', e aguardava 'com o mais vivo interesse a apresentação do «team» benfiquista', pois seria a estreia do novo técnico do Benfica, o brasileiro Otto Glória: 'Diga-se, desde já, que tal expectativa não foi totalmente iludida'.
O terceiro e último desafio da festa era considerado o 'encontro principal, disputado entre o Benfica e o Belenenses'. E foi 'um regalo, este jogo!' A equipa orientada e preparada 'pelo famoso e inteligente técnico brasileiro' apresentou quase as mesmas '«pedras» da época finda' mas parecia 'até, que uma varinha mágica neles tocara, para os transformar...'
Disciplinador, Otto Glória implantaria em definitivo o profissionalismo no Clube, e teve resultados visíveis na equipa que se apresentou no 'tapete fôfo de viçosa relva', tanto fisicamente '(não se notou um quilo de gordura a mais!)', como na união dos jogadores, que não eram 'onze unidades, apenas, mas um conjunto'.
O Belenenses não teve argumentos, especialmente no primeiro tempo, que 'em tantas e tantas jogadas em que os seus jogadores se ficavam «pregados no terreno», imobilizados, como que sob a hipnose dos movimentos coordenados e entontecedores dos atletas benfiquistas'. O Benfica coroou este jogo inesquecível com um golo de Salvador, 'com um pontapé de longe que surpreendeu o guarda-redes belenense', e conquistou a Taça Pina Manique.
Pode ficar a saber mais sobre este inovador treinador no Museu Benfica - Cosme Damião, na área 25 - Mestres da Bola."

Lídia Jorge, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!