Últimas indefectivações

terça-feira, 28 de junho de 2016

"Os Lugares da Memória"

" 'Trophy rooms', 'halls of fame' e o reconhecimento de valor cultural ao património desportivo.

A valorização do património desportivo enquanto património cultural remonta, na maioria dos países, ao final do século XIX. O valor cultural dos testemunhos, materiais e imateriais, da prática desportiva começou por ser reconhecido pelos próprios clubes desportivos. Inicialmente, os clubes utilizavam os objectos mais importantes do seu acervo - os troféus - para ornamentar o gabinete da direcção, onde podiam ser vistos, em exclusivo, pelas figuras de topo do clube - e seus convidados de honra. Gradualmente, os clubes de maior relevância passaram a reunir esses objectos num espaço próprio, geralmente designado trophy room. Considerados autênticos relicários, estes espaços começaram por estar acessíveis apenas a sócios mas, a pouco e pouco foram abrindo as portas a todos os adeptos e turistas interessados. Actualmente, maioria dos clubes mais relevantes do panorama desportivo internacional possui o seu próprio museu, autênticos halls of fame sobre a sua história e as suas vitórias.
No Sport Lisboa e Benfica, o percurso não foi diferente. Depois de anos com as 'taças e objectos de arte (...) expostos no gabinete da Direcção', o Benfica criou a sua primeira Sala das Taças. Em 1927, quando o Clube procurou um novo imóvel para instalar a sua secretaria, fê-lo com o intuito de possuir um espaço onde pudesse expor o seu acervo, que contava já com 65 taças. 'trezes bronzes, quatro «plaquetes», 14 galahrdetes e uma quantidade avultada de medalhas e objectos de arte'. Assim, na secretaria da Rua Capelo (1927-1931), considerada para imprensa 'a melhor e mais completa de todas que existem no nosso país, em clubes desportivos', o Benfica instalou a sua primeira Sala das Taças 'decorada rigorosamente em estilo português, pelo proficiente mestre da scenografia, sr. Luiz Salvador' (pai de Eugénio Salvador). Durante os 86 anos que se seguiram, o Clube organizou outras Salas das Taças e exposições até que, em 2013, inaugurou o Museu Benfica - Cosme Damião.
Até 15 de Outubro, no n.º 9 da Rua Jardim do Regedor, em Lisboa, estará patente ao público a exposição Os Lugares da Memória: Salas de Troféus do Sport Lisboa e Benfica - Do Relicário ao Museu, onde se evoca o percurso das exposições do acervo do Clube, em espaços próprios, ao longo do tempo."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!