Últimas indefectivações

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Era Rui Derrotas, não era?

"Passaram apenas três meses e meio. Nem isso: três meses e 12 dias. A 25 de Outubro de 2015, o Benfica perdia, na Luz, com o Sporting por 0-3 e Rui Vitória era o pior treinador do mundo. Pior que os piores treinadores que o Benfica, na sua história centenária, já conhecera. Pior que Pal Csernai ou Ebbe Skovdhal, por exemplo. Era o Rui Derrotas. Ou o chamem-me só Rui, por favor. Passaram, entretanto, três meses e meio. Nem isso: 105 dias. E passou a ser, de novo, Rui Vitória. Que aconteceu, entretanto? OK, seguiram-se 13 vitórias seguidas para a liga. E 43-7 em golos. Ou seja, 3,30 golos marcados por jogo e 0,54 sofridos por jogo. Esta sequência ajuda? Muito. Sem vitórias nada se faz. Só isso? Não. Rui Vitória sempre foi bom treinador e está agora a caminho de ser excelente treinador. Quem não viu as coisas assim tem de meter a viola no saco. Isto não quer dizer que o Benfica vá ser campeão. E, também com ele, é verdade a história de que, não havendo João, joga o Manel. Quem inventou Lisandro López? RV. Quem inventou Lindelof? RV. Quem inventou Renato Sanches? RV. Quem inventou Pizzi (este Pizzi)? RV. E Nelson Semedo? RV.
Passaram quase cinco meses. Um pouco menos: quatro meses e 23 dias. A 13 de Setembro de 2015 André Carrillo realizava o seu último jogo pelo Sporting. A equipa de Jorge Jesus tinha dez pontos, os mesmos do FC Porto e mais um do que o Benfica. Carrillo era visto, por muitos, como um jogador como o Sporting raramente tivera. Ao nível de Keita ou Balakov, por exemplo. Passaram, entretanto, quase cinco meses. Um pouco menos: 147 dias. E a histeria acalmou. Carrillo voltou a ser apenas Carrilo: um bom jogador. Que se passou, entretanto? O Sporting continuou a crescer como equipa e, sem Carrillo, apareceram Gelson e Matheus Pereira. Se tivesse havido Carrillo, haveria menos Gelson e quase nenhum Matheus Pereira. Não se sabe em rigor, se o Sporting perdeu algo desportivamente com a exclusão de Carrillo. Sabe-se que, na classificação da Liga, nada perdeu. Perdeu, sim, dinheiro: à roda dos 20/25 milhões de euros. O Benfica ganha, para já, um bom jogador. E só daqui a muitos meses se saberá se ganhou um grande jogador. Se Carrillo evoluir no Benfica o que Pizzi evoluiu nos últimos meses teremos grandíssimo jogador. Mas é preciso que o peruano deixe de ter açúcar nas veias e passe a ter também um pouco de sal.
Passaram seis meses e um dia. A 6 de Agosto de 2015, Mitroglou assinava pelo Benfica. E agora, mais de 180 dias depois, confirma-se: o grego é grande goleador. Um furacão que destrói defesas."

Rogério Azevedo, in A Bola

1 comentário:

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!