Últimas indefectivações

quinta-feira, 9 de abril de 2015

A regra dos golos fora de casa

"Arsène Wenger pôs em causa a manutenção do critério de apuramento nas eliminatórias a duas mãos, em caso de igualdade de pontos e golos. Não terá sido o momento mais oportuno porque o seu Arsenal havia sido eliminado (1-3 e 2-0), mas o certo é que tal regra tem sido contestada e foi até qualificada numa reunião de treinadores na UEFA, em 2014, como desnecessária, injusta e contraproducente.
A vantagem de se marcarem mais golos fora de casa nasceu num futebol diferente do de hoje. Equipas mais retraídas, espectáculo menos intenso, anti-jogo mais presente. E erradicou formas de desempate estúpidas do tipo moeda ao ar, como aconteceu no Benfica-Celtic em 1969, ou de um novo jogo em terceiro país.
Agora jogar em casa ou fora não assume a mesma clivagem, com as equipas mais libertas dessa tradicional desvantagem. Por vezes até pode ter o efeito contrário. Por exemplo, uma equipa que vence por 1-0 vai jogar com a cabeça mais concentrada em não sofrer do que propriamente em marcar.
Há mesmo situações anedóticas. Em 2002/03, o Inter e o Milan jogaram as duas mãos das meias-finais no mesmo estádio (S. Siro). Na primeira, empataram 0-0, na segunda 1-1. Como o 2.º jogo foi em casa do Milan, este ficou apurado e até acabou por vencer a final por... penalties!
Qual deveria ser então a alternativa? Na minha opinião, simplesmente pontapés da marca de grande penalidade, suprimindo o prolongamento que jamais poderá evitar um de dois desequilíbrios: ou a vantagem de quem joga em casa (se os golos valerem o mesmo) ou a vantagem de que joga fora (se os seus golos valerem mais em caso de empate)."

Bagão Félix, in A Bola

PS: Desta vez discordo do consócio. Prefiro os golos fora, do que os penalties, a decidirem as eliminatórias. O caso Milanista, é uma aberração... são poucas as equipas a partilharem os mesmos Estádios (Roma/Lazio...), e inclusivamente em Milão, neste momento, já existem projectos para novos (e independentes) Estádios!!!
O ideal, seria um 3.º jogo, como aconteceu com o Ajax-Benfica (1-3, 3-1 e 3-0; curiosamente com o Benfica a ganhar em Amesterdão e o Ajax a ganhar em Lisboa!!!) de 1968/69, com o terceiro jogo a ser disputado em Paris, mas hoje em dia, com os calendários sobrecarregados, isso é impossível...

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!