Últimas indefectivações

terça-feira, 1 de julho de 2014

Diz-se por aí...

"Diz-se por aí que as contas da FIFA andam do avesso. Desde relatórios poucos claros até contas mal feitas, tudo parece possível dentro da contabilidade do maior organismo do Futebol. A título de exemplo flagrante, as contas deste Mundial: a FIFA previu um total de 2,6 biliões de reais para a construção das infraestruturas necessárias e esse custo ascendeu a 8,9 biliões. A FIFA e, por arrasto, a Presidência Brasileira tê, apostado na mensagem da ampla vantagem que fica para o Brasil depois de um mês do Mundial, para além dor retorno financeiro. Estas contas, mais uma vez, parecem feitas sem grandes bases de solidez. Não se vislumbra como a construção do estádio Arena Pantanal em Cuiabá, por exemplo, com um custo total de 646,5 milhões de reais e capacidade para 44 mil adeptos poderá algum dia gerar retorno financeiro ou mesmo social, numa região em que os estádios acolhem em média cerca de 2 mil adeptos por jornada.
Entretanto, nos bastidores, a FIFA solicitou o obteve uma importante isenção fiscal para os rendimentos derivados do Mundial (estimado em cerca de 1,1 biliões de reais), ao mesmo tempo que esses rendimentos são distribuídos por uma série de entidades empresariais especialmente criadas para este evento associadas... à própria FIFA.
A nível interno, no entanto, as contas parecem não ser fáceis de fazer, sobretudo quando se trata de investigar as alegadas suspeitas de corrupção no âmbito do processo de atribuição do Mundial de 2022 ao Qatar. Desde as alegadas transferências de 2 milhões de dólares para o antigo vice-presidente Jack Warner até ao circuito do transferências que envolve também Mohamed Bin Hamman, membro executivo da FIFA no Qatar, não há forma de se anteverem conclusões seguras por parte do comité de ética daquele organismo internacional. Continua tudo ao contrário. E, por agora, as contas da FIFA assemelham-se muito a uma entrevista de Vanessa Huppenkothem: sensuais... mas muito pouco credíveis."

André Ventura, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!