Últimas indefectivações

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Presidente em Almada

“A minha primeira palavra tem de ser de agradecimento ao esforço e à dedicação de todas as pessoas que trabalharam para pôr de pé esta renovada Casa do Benfica. Portanto, na pessoa do Presidente da Casa, permitam-me que dê os parabéns a todos quantos trabalharam para poder chegar até aqui.
Apesar de ser uma ideia repetida, é uma verdade incontestável e por isso também a tenho de partilhar aqui. Sempre coloquei as Casas do Benfica como uma das prioridades da nossa estratégia de crescimento, porque é da soma das muitas Casas do Benfica espalhadas pelo país que conseguimos manter a dinâmica e o estatuto de maior clube português. E se chegámos até aqui foi porque nunca perdemos o nosso principal património: os nossos sócios e adeptos, e esta sala é a melhor prova de que essa riqueza continua bem presente entre nós. Vamos continuar a apostar nas pessoas, porque este Clube tem um dono: os seus sócios. Foi assim até aqui e será assim no futuro. O Sport Lisboa e Benfica é dos seus sócios, não qualquer investidor, venha ele de onde vier. Esta é a melhor garantia do nosso futuro e do nosso crescimento. Não há outro caminho!
É evidente que vamos enfrentar dificuldades. A difícil situação económica que atravessamos vai, naturalmente, condicionar a nossa actividade durante os próximo anos. Dizer o contrário seria demagógico, fazer o contrário seria irresponsável. Todo o trabalho que até aqui desenvolvemos obriga-nos a ser realistas com as nossas metas, sem perder ambição, mas sabendo que os anos que se avizinham vão ser anos muito difíceis que vão obrigar os portugueses a enormes sacrifícios e a uma enorme austeridade. Portanto, não nos resta outra alternativa que não seja seguir o caminho da credibilidade e da responsabilidade. Quem não o fizer por opção, dentro de pouco tempo vai ter de o fazer por obrigação. Quem pensa que pode continuar a viver como até alguns anos atrás está redondamente enganado. Quem persistir nesse erro vai acabar mal.
Às vezes fico surpreendido com alguns artigos de opinião que vou lendo em alguns jornais. À segunda-feira, leio que o futebol português não é viável, que as receitas não chegam para fazer face aos custos, que temos de entrar numa nova realidade. Mas na quarta-feira, já leio que perdemos o meio-campo, que se calhar não devíamos ter vendido, que foi tudo mal planificado, que foi um erro. O mais extraordinário é que, às vezes, são os mesmos jornalistas a assinar as duas opiniões. E eu pergunto: mas será que esses jornalistas ainda não perceberam os tempos que estamos a viver? É claro que temos de vender. Vamos ter de continuar a vender. Vender, comprar menos e formar mais. Vender e baixar a massa salarial, mesmo que isso signifique sacrificar a nossa competitividade. Que fique aqui bem claro: temos de garantir a nossa sustentabilidade, temos de competir e ganhar com o talento, a entrega e o empenho dos que cá ficam e confiar na capacidade do nosso treinador. Num período de mudança e de incerteza, o pior que podemos fazer é fingir que nada se passa. Caros benfiquistas, temos de aceitar que há limites e que ultrapassar esses limites significa comprometer o nosso futuro. Se outros não se importam com isso não é um problema nosso. A nossa obrigação é garantir que haja futuro para o Sport Lisboa e Benfica.
Quero dar os meus parabéns àqueles clubes que apresentando prejuízos milionários em anos consecutivos conseguem resistir a vender jogadores. Seguramente que devem ter encontrado uma fórmula mágica. Mas a magia, como sabem, é pura ilusão. Quando acordarem pode ser tarde demais. E isso, garanto-vos, não vai acontecer com o Benfica.
Precisamos de um futebol saudável, com clubes saudáveis. Precisamos de um futebol sério, com clubes sérios e gente séria. Precisamos de um futebol cumpridor, com clubes cumpridores.
Pela minha parte, a opção está tomada: pensar no Clube, garantir o seu futuro e nunca, mas nunca, comprometer a sua continuidade. No ano passado, é bom não esquecer isto, foram chamados 42 atletas do futebol de Formação do Sport Lisboa e Benfica às diferentes selecções nacionais jovens. Nunca antes qualquer outro Clube conseguiu ter tantos atletas nas selecções, sinal de que o trabalho realizado nos últimos anos começa a dar resultados, de que o investimento realizado começa a ter retorno. E se falo da Formação no nosso futebol, com a equipa B a projectar os nossos principais talentos, também tenho de falar da Formação nas modalidades. É justo destacar o trabalho de base que também aí está a ser desenvolvido. Um trabalho profundo, um trabalho estruturado, um trabalho que nos dá garantias para o futuro. É através desse investimento que espero ter – dentro de poucos anos – as nossas equipas profissionais das modalidades constituídas na sua grande maioria por atletas formados nas nossas escolas.
É este o caminho que vamos ter de seguir. Viva o Benfica!”

 
PS: O Presidente neste discurso referiu-se aos jornaleiros, que se contradizem diariamente... mas 'esqueceu-se' que existem outros com a mesma 'doença' e que até estão numa fase mais adiantada da maleita, provavelmente numa fase já irreversível... e para mal dos nossos pecados, assinam as suas opiniões, como Benfiquistas!!!
As contas que ontem foram publicadas são só mais um exemplo: os críticos das vendas do Javi e o Witsel, são os mesmo que criticam o Passivo, os mesmos que exigem a não renovação com a Olivedespostos, são os menos que se queixam da falta de receitas do Benfica, os mesmos que a cada golo do Saviola em Espanha, 'picam' a Direcção, são os mesmo que se queixam do ordenados altos no Benfica... é um fartar de vilanagem hipócrita e doentia...
Tudo normal... quando um dos lideres ideológicos deste 'movimento', espalhou-se ao comprido na caixa de comentários deste post, não compreendendo a 'fina ironia' do autor da crónica, está tudo dito, sobre a profundidade filosófica destas alternativas, e das suas estratégias infalíveis!!!
Hoje, no Fórum do costume, quando foi anunciado a contratação de um jovem promessa do futebol de Moçambique, escreveu-se as maiores alarvidades, com o maior dos 'à vontades' - como já é habitual -, demonstrando uma enorme falta de respeito pelo Clube, e até pelo jogador (algo que já foi feito no passado com outros...!!!)... Nos últimos tempos, o discurso do 'movimento' repete até à exaustão: que o Benfica já não existe!!! Eu pergunto: então porque é que eles continuam a intifada inflamada?!!!
Com toda a razão, no tema Clésio, no Fórum, alguém - Mathayus - escreveu: «Desculpem, acho que me perdi... alguém me sabe dizer onde é o fórum do Benfica?». Esta frase resume muitíssimo bem todo o discurso, da suposta oposição, à actual Direcção do Benfica.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!