Últimas indefectivações

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O minuto de (não) silêncio

"Há dias, num jogo de futsal foi anunciado que se iria guardar um minuto de silêncio por uma pessoa falecida. Não interessa, aqui, em que jogo e por quem. Porque o que importa é o gesto, a homenagem, o sentido universal do respeito pelo outro. O silêncio na morte diz tudo no respeito de nada dizer.

Mas que vi e ouvi eu? O mesmo que, há muito, em Portugal, e em qualquer estádio: um inqualificável e triste momento. O insuportável grunhido de quem não é capaz de ter a sensibilidade e o respeito pela morte de alguém conhecido ou desconhecido como se um minuto cronológico fosse uma prisão perpétua para os javardos. Às vezes ainda se dissimula (disparatadamente) a incapacidade do silêncio com palmas, como se fossem seus sucedâneos ou substitutos.

Ao contrário, nestas últimas semanas no Reino Unido, Dinamarca e Holanda, pude ver o respeito absoluto pelo minuto de silêncio, em estádios de futebol.

Sinal dos tempos. O silêncio é, hoje, motivo de chacota. Já não é de ouro.

O silêncio já não é de ouro. Numa reunião de trabalho ficar em silêncio desqualifica, mesmo que nada se tenha para dizer. Num debate o que perde é o que fala menos, mesmo que no intervalo do seu silêncio, tenha sido o que disse mais.

A nossa sociedade incomoda-se com o silêncio. O silêncio não é comercial, não é televisionado, não enche jornais, não se associa ao sucesso, e chega às novas gerações como um fúnebre desconforto.

Por isso, o silêncio é ameaçado mesmo onde, no simples quotidiano, deveria existir: na espera do telefone, no elevador para compensar a má-criação de quem não tem a educação mínima de cumprimentar, nos transportes, no consultório, em toda a parte.

O silêncio incomoda porque interpela."


Bagão Félix, in A Bola

2 comentários:

  1. UM JORNAL
    PUBLICAVA HOJE
    ESTA NOTÍCIA

    "O Standard Liège informou esta quinta-feira, no site oficial, que o FC Porto "não cumpriu as obrigações financeiras" respeitantes às transferências de Steven Defour e Eliaquim Mangala.

    O clube belga diz que fez várias tentativas para que a situação fosse regularizada não tendo recebido dos dragões a resposta devida"

    EHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHE
    É SÓ ORGANIZAÇÃO
    EHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHE

    PESSOALMENTE NEM ACREDITAMOS
    EHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEEH
    NAQUELA CASA NÃO HÁ FALHAS
    EHEHEHEHEHEHEHEEHEHEH
    OS BELGAS DEVEM ESTAR ENGANADOS
    EHEHEHEHEHEHEHEHEHEEHEHEHEHEH

    ResponderEliminar
  2. Deve ter sido um Benfiquista infiltrado na Bélgica (amigo do Witsel) que inventou tal notícia...!!!

    Abraços

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!