Últimas indefectivações

terça-feira, 28 de junho de 2022

Benfica no feminino


"Entre 1966 e 1975, o desporto português testemunhou um feito único. As 'Marias', nome pelo qual era conhecida a equipa de voleibol feminina do Sport Lisboa e Benfica, sagraram-se eneacampeãs da modalidade, perdendo apenas um jogo ao longo de nove temporadas. O legado das 'Marias' parecia inigualável até que, neste fim-de-semana, a equipa de hóquei em patins feminina do Benfica se sagrou, também ela, campeã pela nona vez consecutiva.
Este feito histórico das hoquistas benfiquistas reflete uma temporada inesquecível para as modalidades femininas, em que o Benfica se sagrou campeão nacional de andebol, basquetebol, futebol, futsal e hóquei em patins, confirmando assim, uma vez mais, o seu estatuto de clube mais eclético de Portugal. Como assinalou o presidente Rui Costa, o Benfica é hoje o único clube que participa em seis modalidades femininas, para além do projeto olímpico e ainda do râguebi.
Segundo dados do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), na última década o número de praticantes do desporto cresceu mais entre as mulheres do que entre os homens. O desporto feminino já não pode ser visto como um mero ato de responsabilidade social, praticamente como se tratasse de um privilégio que é concedido às atletas. O Benfica tem a obrigação de continuar a investir nestas atletas, que tanto fazem por amor à camisola, dando-lhes todas as condições necessárias para dignificar o emblema que envergam ao peito. O futuro do desporto joga-se no feminino e a maior instituição desportiva nacional não pode faltar à chamada.
Também fora de campo existe ainda um longo caminho a percorrer. Segundo os últimos dados oficiais disponíveis, um em cada quatro sócios do Benfica são mulheres. Apesar dessa realidade, a participação feminina na vida interna do clube continua a ser uma raridade.
O Benfica tem vindo a tomar passos importantes para tornar o clube mais inclusivo, como os 'Red Pass' com preços distintos e também as linhas de merchandising dedicado, mas ainda resta muito por fazer. Um dia, muito em breve, o clube terá tantas sócias como sócios e, até lá, precisaremos da participação ativa das mulheres benfiquistas na vida do clube, tanto dentro como fora dos relvados. A bola está do lado das nossas consócias. Contamos convosco para construir o futuro do nosso clube!"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!