Últimas indefectivações

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Planeta Benfica


"Quando vemos as jogadoras de futebol afegãs que Portugal acolheu e pensamos um pouco, precisamos de entender que estas jovens não mudaram apenas de casa ou de país, mas que fugiram do terror atravessando os ares, ainda atónitas, trocando o medo da morte certa pelo medo de um futuro incerto, mas esperançosamente seguro. Mudaram, isso, sim, de planeta, de um dia para o outro e sem qualquer arbítrio sobre o seu destino. Saíram duma terra de extremos, capaz de ser quente e gélida no correr dos meses, capaz ao mesmo tempo de sonhar futuro e diferença e de aceitar a regressão violenta aos tempos do passado, não apenas por respeito à tradição e identidade mas porque ainda não encontrou o caminho que permitirá conseguir manter esses dois valores, fundamentais ao longo duma caminhada progressista.
Estas jovens são na verdade grandes mulheres afegãs, que mostram a garra desse povo sofrido que se recusa ao conformismo. Elas são verdadeiros ícones da igualdade de género porque se atreveram a ser mulheres, ainda que fosse apenas jogar futebol, o grande jogo que a todos unifica. Mas são-no, sobretudo, porque, perante a maior das adversidades, com risco da própria vida, se recusaram à clandestinidade e assumiram de frente a dignidade feminina. Elas honraram, e de que maneira, a mulheres afegãs que diariamente vemos sair à rua e lutar pela educação das suas filhas e pela dignidade das suas famílias. Não querem deixar de ser quem são, cultivam a sua identidade, tradições e religião, mas querem um futuro compatível com os valores afegãos e lutam por ele.
Demorará certamente muito até que a História escreva a felicidade do povo afegão e a sua autodeterminação, que aos olhos das mulheres se desenha como um sonho, um sonho lindo de uma vida pacata num planeta distante. Para estas jovens, por entre a dor da perda e o choque cultural que atravessam, a bola que continua a rolar nos seus pés materializa esse sonho. Por isso, quando lhes abrimos as portas da nossa casa, aqui na Luz, acolhemo-las nesse planeta de sonho, pleno de mística, igualdade e valores humanistas. O nosso muito querido e único Planeta Benfica!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!