Últimas indefectivações

terça-feira, 31 de agosto de 2021

Um festival de pluralidades


"Em 1936, o Benfica organizou um festival de basquetebol com as equipas de honra, infantis e feminina

A estima pela bola ao cesto era visível desde 1927 quando, ainda antes de ter equipa, o Benfica construiu um campo para o basquetebol, aproveitando um espaço junto aos courts de ténis, no Campo das Amoreiras.
Nesta época, os campos de basquetebol eram de terra batida, ao ar livre. As partidas poderiam ser prejudicadas tanto pelo mau tempo, pois os campos alagavam com facilidade, como pelo uso excessivo em dias de jogos, devido à escassez de terrenos na capital. Por parte da secção benfiquista de basquetebol, no final da década de 1930, verificou-se um interesse especial na manutenção deste campo.
Para promover o basquetebol e o seu campo, em 1936, a secção do Clube aproveitou a tarde do feriado de 31 de Janeiro (que viria a ser abolido em 1952), numa sexta-feira, e realizou um festival que, de acordo com as fontes, 'teve uma das maiores assistências registadas naquela modalidade'.
No primeiro jogo, os infantis mostraram 'vantagem técnica e territorial' frente ao Ateneu Comercial de Lisboa, vencendo por 20-9.
No feminino, Benfica e CF 'Os Belenenses' eram grandes rivais. Desde a época anterior, não tinha havido oportunidade para se voltarem a encontrar e 'dirimir uma questão de superioridade'. Foi um jogo 'agradável de seguir, em que as jogadoras se empenharam na luta com o máximo interesse e energia', terminando empatado 4-4.
O jogo mais esperado foi o que colocou em campo os 'encarnados' e os campeões nacionais do Carnide Clube. As equipas estavam 'na vanguarda' do Campeonato de Lisboa. A 'vantagem técnica (...) do Carnide foi nítida (...) tiveram jogadas perfeitas' e venciam por 14-8 ao intervalo. Com a entrada de Joaquim Barbosa, vulto dos primeiros anos do basquetebol benfiquista, 'as características do jogo transformaram-se'. Nos minutos finais, o Benfica estava na frente por 21-20.
Reagindo a um choque ocorrido em campo, um adepto 'encarnado' entrou no terreno tentando agredir o carnidense envolvido. 'Num instante, o campo foi completamente invadido', e o árbitros, criticados por atuarem 'em trajo de passeio' e por não se imporem desde o início, nada fizeram. Quando tudo serenou, a vitória foi dada às águias, por o Carnide se negar a terminar o encontro.
Em Maio, a equipa do Benfica conquistou o seu primeiro Campeonato de Lisboa e, quatro anos depois, o seu primeiro título nacional.
Venha descobrir a história do basquetebol benfiquista na área 3 - Orgulho Eclético, do Museu Benfica - Cosme Damião."

Pedro S. Amorim, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!