Últimas indefectivações

terça-feira, 23 de março de 2021

A admiração dos capitães


"Após o desaire em Itália, o génio de Francisco Ferreira trouxe a Lisboa a espectacular equipa do Torino

Existem datas que ficam para sempre marcadas na memória de um jogador de futebol: o seu primeiro treino, o seu primeiro jogo, o seu primeiro golo. E depois há aquelas datas que, mais do que evocar memórias, são determinantes na sua vida pelas mais diversas razões.
O dia 27 de Fevereiro de 1949 foi uma dessas datas. Foi neste dia que se juntaram dois capitães de equipa de grande técnica e qualidade. De um lado, Francisco Ferreira, capitão da selecção nacional e do Benfica; do outro, Valentino Mazzola, capitão da selecção italiana e do Torino. Era a sexta vez que Portugal enfrentava a Squadra Azurra, mas a primeira vez que Francisco Ferreira jogava contra a Itália, e todos sabiam que 'Dada a real categoria do futebol italiano, está reservada aos jogadores portugueses uma tarefa difícil'.
Embora Portugal tenha marcado primeiro no Estádio Luigi Ferraris, em Génova, o resultado final não favoreceu a equipa lusa, que saiu derrotada por 4-1. Ainda assim, os jogadores portugueses foram alvo de elogios pelos técnicos, jogadores e imprensa italianos, especialmente a defesa e o capitão Ferreira. Mazzola diria mesmo que 'Francisco Ferreira, Feliciano e Virgílio... deixaram-lhe uma impressão bastante favorável', portando-se 'como autênticos gigantes'.
A admiração foi mútua, pois também Francisco Ferreira deixou o relvado impressionado com o capitão italiano, jogador de grande classe. Assim, quando chegou a altura de escolher um adversário digno para uma homenagem em honra do capitão benfiquista, o Torino foio clube escolhido. Nem podia ser de outro modo: uma das melhores equipas do futebol da Europa para homenagear um dos melhores jogadores do Benfica e de Portugal da sua geração.
A homenagem realizou-se em 3 de Maio de 1949, dois meses depois do Itália-Portugal. Mazzola referiu em entrevista: 'Não fosse tratar-se de uma homenagem a Francisco Ferreira e não se desse a circunstância de ele ser o capitão da selecção portuguesa e de eu capitanear a Squadra Azurra, nem sequer tinha vindo a Portugal! Vim para trazer o abraço da selecção de Itália ao valoroso futebolista que é Ferreira. 'O Torino estava a quatro jogos do título nacional, e só o respeito, a admiração e a amizade fizeram Il Grande Torino viajar para Lisboa'. Desta vez a vitória sorriu ao Benfica por 4-3, mas a tragédia abateu-se sobre os italianos, ensombrando para sempre a homenagem ao capitão benfiquista.
Francisco Ferreira jogou 14 épocas consecutivas no Benfica, fez 523 jogos de águia ao peito e 25 pela selecção. Saiba mais sobre este jogador na área 23 - Inesquecíveis no Museu Benfica - Cosme Damião."

Carina Santos, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!