Últimas indefectivações

terça-feira, 9 de julho de 2019

Campistas invadem o Estádio da Luz

"No 'verão quente' de 1975, Portugal tornou-se, com a ajuda do Benfica, a meca do campismo e caravanismo internacionais.

Por feliz coincidência do destino, no ano em que o Benfica celebrava as bodas de prata da sua secção de campismo, Portugal foi o país eleito para receber o 36.º Rali da Federação Internacional de Campismo e Caravanismo. O evento, realizado entre os dias 12 e 11 de Agosto, tinha como palco principal a Lagoa de Santo André, em Sines.
A Federação Portuguesa de Campismo e Caravanismo pediu ajuda à secção de campismo do Benfica, comprometendo-se esta a dar todo o apoio necessário aos campistas estrangeiros e nacionais que se inscrevessem no Rali. A ideia não poderia ser melhor, e a secção de campismo do Clube podia celebrar com toda a pompa e circunstância os seus 25 anos de existência. Em pouco tempo, começou a surgir nos terrenos contíguos ao Estádio da Luz um enorme parque campista.
A iniciativa foi arrojada, montando-se estruturas capazes de servir mais de mil pessoas! Nada faltava nesta aldeia campista: restaurante, supermercado, bares, secção de lembranças, correio e câmbios abastecimento de gás, posto de primeiros socorros, instalações higiénicas e sanitárias, instalações sonoras, salas de convívio. O acampamento abriu portas no dia 26 de Julho, contando desde o início com diversos eventos, como a exposição de material de campismo, exposição fotográfica, visitas à cidade de Lisboa, actuação do Orfeão do Benfica, provas desportivas e o Fogo de Campo.
Até ao dia 16 de Agosto, data do seu encerramento, estiveram no parque 839 campistas, de 18 países. A maior representação foi a de França, com 123 participantes, seguindo-se Portugal com 112 e Checoslováquia com 88.
Foi um verdadeiro sucesso, tendo em conta o momento delicado pelo qual o país atravessava. O sr. Van Rosmalen, que por lá passou, expressou em poucas palavras a satisfação e o entusiasmo geral face ao evento: 'magnífica ideia dos campistas do Benfica. Excelente local e instalações muito boas sob todos os aspectos'. Se no início muitos estrangeiros estavam receosos quanto ao clima que iriam encontrar em Portugal, na hora da partida tinham ficado rendidos com o nosso país e com a magnífica aldeia campista do Benfica criada para servir de apoio ao Rali Internacional.
Poderá conhecer mais sobre as várias modalidades ao longo da história benfiquista na área 3 - Orgulho Ecléctico do Museu Benfica - Cosme Damião."

Ricardo Ferreira, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!