Últimas indefectivações

terça-feira, 21 de agosto de 2018

Homenagem sem rival

"Num gesto de desportivismo, o Benfica instituiu a Taça António Stromp

'Detentor de magníficas qualidades físicas', António Stromp (1984-1921) foi 'um extraordinário futebolista e um não menos brilhante atleta, tendo ainda praticado mais «a brincar» ténis, esgrima e críquete'. Em 1921, após a sua morte, o Sport Lisboa e Benfica instituiu uma taça com o seu nome.
Sócio fundador e atleta do Sporting Club de Portugal, faleceu aos 27 anos, vítima de sífilis. 'A sua morte, prematura para a edade (...) mas talvez tardia para o sofrimento atroz que o minou, foi sentido por egual nos dois clubs'. Benfica e Sporting já então eram tidos como 'rivais de longa data'. 'Mas em ambos os grupos de apreciava as qualidades de António Stromp', tal como em todo o meio desportivo, não só como atleta, mas como homem.
'A sua morte não surpreendeu ninguém'. Devido à doença, já há muito se havia despedido da prática desportiva, tendo sido o Benfica o último clube que defrontou, a 1 de Abril de 1917. Ainda assim, não deixou de ser com pesar que a notícia foi recebida. Como forma de prestar 'homenagem à memória do saudoso atleta que honrosamente representou o sport nacional', o clube 'encarnado' decidiu gravar o seu nome numa das taças em disputa no Campeonato de Desportos Atléticos, que anualmente organizava.
As provas, que decorreram nos dias 24 e 31 de Julho, no Campo de Benfica, ficaram marcadas por várias desistências, 'reduzindo para mais de metade os concorrentes a cada prova' - dos 16 clubes inscritos compareceram apenas sete (Benfica, Sporting, Football Club do Porto, Racing Club do Porto, Club Internacional de Football, Sport Grupo Cruz Quebrada e Carcavelinhos Football Club) - e outros contratempos como 'a falta de uma pistola capaz para dar as partidas, pois a existente falhava cinco a seis vezes de seguida, enervando extraordináriamente os homens'. Terminada a competição, a Taça António Stromp foi entregue ao CIF, que ficou em primeiro lugar nas provas de saltos e lançamentos.
A edição n.º 411 do jornal O Sport de Lisboa dá destaque ao evento e aplaude a homenagem do Benfica a António Stromp. A colecção do periódico O Sport de Lisboa é uma das muitas que pertence ao arquivo do Sport Lisboa e Benfica preservado no Centro de Documentação e Informação."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!