Últimas indefectivações

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Zurique: cidade das Finais...

Depois da Final do Marco Fortes (7.º), depois da Final do Yazaldes Nascimento (8.º), depois das Finais directas da Dulce (12.ª) e do Ribas (12.º), hoje tivemos o regresso às grandes Finais do Nelson Évora (6.º)... e ainda ficámos a saber que o Diogo Ferreira, na sua estreia ao mais alto nível, também vai disputar a Final da Vara, juntado-se assim à também estreante em Finais, Susana Costa no Triplo. É verdade que as medalhas ainda não apareceram, nem parece que vão aparecer, mas pelo menos, o numero de presenças em Finais é significativo... quase todas em disciplinas técnicas!!!

O maior prémio do Nelson Évora foi disputar a Final. Pode parecer redutor, pouco ambicioso, mas depois de todas as lesões, estar aqui, a competir, sem limitações, é quase um milagre. Não é um milagre completo, porque não foi obra do espírito santo (!!!), foi essencialmente resultado do muito trabalho do Nelson...
A prova podia ter corrido melhor, o Nelson está época já saltou 16,95m, mas também não ficou muito longe do seu actual melhor. Os saltos foram consistentes, entre os 16,55m e os 16,78m (6.º), com somente um nulo... mas sempre pareceu que o Nelson não estava com a 'explosão' para aproximar-se das Medalhas. 
Depois de este trabalho de consolidação da recuperação, vamos esperar que na próxima época o Nelson consiga voltar a saltar acima dos 17 metros, algo que está nos seus genes.
A prova hoje, ficou decidida no primeiro salto, com o Francês a bater a sua melhor marca, e o melhor registo Europeu da época, a luta acabou por ser pelos lugares secundários, com poucos centímetros a separar os outros...

Logo pela manhã tivemos uma grande notícia, com a qualificação do Diogo Ferreira para a Final do Salto com Vara, com 5,50m (11.º). Na estreia absoluta em competições deste nível o Diogo não tremeu (apesar de alguns falhanços 'evitáveis'!!! Todos os derrubes são 'evitáveis'!!!). Sou obrigado a recordar que o registo dos Varistas Portugueses em grandes Campeonatos não é famoso, com vários 'bloqueios' nas qualificações...!!!
O Edi Maia, também com 5,50, mas com a 14.º posição, acabou por ter alguma sorte, e foi repescado. Assim a Final vai ter 14 atletas, e não os 12 habituais. Não é habitual ter dois portugueses, em Finais nestes Campeonatos, vamos ver como se adaptam os nossos atletas à pressão, sendo que esta prova, por tradição, é bastante aberta... atrás do Lavillenie tudo pode acontecer!!!

PS: Uma nota para a realização televisiva dos Campeonatos. Mais uma vez, horrível. Esta incompetência começou nos Mundiais de Daegu na Coreia, desde então em todos os Campeonatos da Europa, do Mundo e Jogos Olímpicos, as Finais dos principais concursos, são transmitidas em diferido, com compactos dos Saltos ou dos Lançamentos... Isto tudo para não atrapalhar os super-slow-motion!!! Não sei se é uma questão de preguiça, ou simplesmente ignorância, mas assistir a provas em diferido, não é a mesma coisa... Eu sei que existem stream's em directo, concentrados nos concursos, na Net, mas isso não pode servir de alibi para a TV simplesmente 'desistir' de mostrar os momentos mais importantes da provas em directo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!