Últimas indefectivações

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Continuar ou mudar: eis a questão

"O valor a pagar pela UEFA ao vencedor da Champions poderá atingir 37,4 milhões de euros. A mesma UEFA transfere para o vencedor da Liga Europa 9,9 milhões, ou seja 26,4% da prova milionária. Uma é o filet mignon do futebol europeu, a outra são os coiratos à volta do apetecido e tenro lombo.
Claro que parte da diferença é justificada, pois é na Champions que jogam os campeões e vice-campeões os principais campeonatos. Um palco bem mais apelativo e gerador de mais receitas e espectáculo. No entanto, creio que a diferença de compensações uefeiras é manifestamente exagerada e desproporcional. Ainda aqui certamente se vê o peso e influência das principais Ligas e dos mais influentes clubes. Quem pode, dita a cobrança. E quem cobra, dita o poder.
Pus-me a fazer estas contas por causa do que pode acontecer ao Benfica, na última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Julgo eu - e julgara a maioria - que a conjugação de factores para continuar naquela competição não é impossível mas será muito difícil. Desportivamente, não me incomoda muito passar para a liga de honra europeia. Pelo menos teoricamente, pode-se chegar muito mais longe do que na Champions. O problema é o financeiro. Voltei a fazer as continhas e - imagine-se! - mesmo sendo eliminado logo nosm oitavos de final encaixam-se 3,5 milhões na Liga dos Campeões, valor só superado na modesta Liga Europa atingindo-se a respectiva final (se semifinalista derrotado são apenas 2 milhões!). Eis o dilema: continuar ou mudar. Se é que perante o Barcelona alguma equipa se pode dar ao luxo de falar em dilema..."

Bagão Félix, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!