Últimas indefectivações

quinta-feira, 29 de julho de 2021

As sete partidas


"Os jogos que consolidaram um futsal benfiquista internacional, na UEFA Futsal Cup de 2003/04

Com sete partidas começou a viagem europeia do futsal do Benfica no início do século XXI. O triplete conquistado na época de 2002/03 colocou o Benfica na 3.ª edição da UEFA Futsal Cup, a Liga dos Campeões do futsal. Na primeira fase de qualificação, a equipa foi jogar a São João da Madeira, entre 15 e 18 de Outubro de 2003. Venceu os bósnios, gregos e montenegrinos e apurou-se para a 2.ª fase.
'A confiança é o mote', dizia o treinador Alípio de Matos, afirmando não temer nenhuma equipa 'mas respeitamos todas'. André Lima disse que 'pensaram que éramos loucos', ao dizer que podiam ir longe na competição mais importante da Europa.
Com uma equipa avassaladora, o Benfica passou italianos, croatas e belgas no pavilhão da Luz, em Março de 2004. Houve 'excelentes notícias para os amantes da modalidade', pois a RTP1 anunciou a transmissão dos jogos.
No jogo de 20 de Março, frente ao Action 21, apareceram os primeiros obstáculos. Foi impróprio para cardíacos, pois decidia-se quem ia à final. A pressão era altíssima, desestabilizado a finalização de ambas as equipas. Com golos de Lukaian e dos melhores marcados 'encarnados' na competição, Arnaldo e André Lima, o Benfica estava na final!
Com a Agência Tui Viagens, disponibilizaram-se viagens de avião ou de autocarro, com estada e bilhete incluídos! No final de Abril de 2004, o pavilhão do Parque Corredor, em Madrid, engalanou-se para receber as duas melhores equipa de futsal da Europa: o Benfica e o Boomerang Interviú.
O jogo não correu bem para os lusos, e os espanhóis ganharam por 3-1 na 1.ª mão da final. Faltava a 2.ª mão, como reagiu André Lima no final do jogo: 'São 3 golos de diferença, que não é muito no futsal'. Nada estava decidido!
Mas foram 3 os golos que o Interviú marcou no jogo final, na Luz, contra os 4 do Benfica. Mesmo com a exibição espectacular do guardião Zé Carlos e o jogo de sonho de André Lima, a sétima vitória do Benfica de nada valeu, legando o título aos espanhóis.
Mas estava feita história! O Benfica, com uma equipa formada havia duas épocas, foi a primeira equipa portuguesa a vencer uma espanhola, e a primeira a sagrar-se vice-campeão da UEFA Futsal Cup, com 49 golos (curiosamente, 7x7) nessa edição. Anos depois, seriam os primeiros lusitanos a conquistá-la.
Conheça mais histórias do desempenho do futsal 'encarnado' na Europa na área 2 - Joias do Ecletismo, no Museu Benfica - Cosme Damião."

Pedro S. Amorim, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!