Sp. Covilhã 2 - 3 Benfica
É engraçado ouvir os elogios antes dos jogos, devido às decisões de determinados agentes (jogadores, treinadores...), depois durante o jogo ouvir os mesmos, a ofender tudo e todos... e no final da partida, quando o resultado até é positivo, voltar a elogiar... Uma autêntica montanha-russa, que depende exclusivamente se a bola entra ou não na baliza, seja lá porque razão for!!!
O Jesus voltou a correr um risco enorme com esta convocatória. O ano passado correu bem com o Cinfães (mais fraco que o Covilhã), e este ano a coisa esteve preta, mas no fim, ganhámos...
Normalmente diz-se que as equipas mais fracas têm na motivação, a sua maior arma, e que os 'grandes' muitas vezes relaxam nestas partidas... Ao colocar os não titulares, o lógico seria estes estarem igualmente motivados, pois têm a oportunidade de se mostrar ao treinador. Em sentido contrário, porque são pouco utilizados, não têm rotinas, ritmo, além dos famosos 'automatismos'... resumindo, existem teorias para os dois lados!!!
Neste caso especifico ainda existe mais um factor importante: nesta história das rotações: raramente, muito raramente um treinador arrisca rodar a equipa toda!!! E hoje, titulares nos últimos jogos, só dois - Artur e Lisandro -, e ambos por lesão dos companheiros (Júlio César, Jardel)!!! Não tenho estatísticas mas são poucas as rotações de sucesso, nestas circunstâncias, em qualquer campeonato, contra qualquer adversário...
Em cima de todas as variáveis que podiam correr mal, também tivemos um relvado duríssimo, e um daqueles clássicos 'douradinhos' a apitar, que perdoou vários cartões (protegendo a agressividade do adversário...), inclusive um vermelho tão descarado que o treinador do Sp. Covilhã substitui o seu jogador (ainda na 1.ª parte), para evitar o inevitável!!!
Existem jogadores que não enganam, com o Arouca o Jonas já tinha convencido todos os Benfiquistas com alguns toques na bola, hoje marcou 3 golos, e espalhou classe por todo o lado... Vai fazer falta no Mónaco, mas estará em Braga, seguramente!!! Outro que não engana é o Gonçalo Guedes, que entrou para o lugar do lesionado Ola John, e terá sido o melhor na 1.ª parte!!! Para a história fica a estreia do Guedes, com 17 anos (ainda Júnior), com uma vitória... faltou o golinho, que esteve quase!!!
Não desgostei do Pizzi a '8', mas nota-se claramente alguma falta de rotinas na posição. O Cristante voltou a mostrar qualidade técnica (grande passe para o 2.º golo), mas falta-lhe agressividade para a posição '6'.
Pela negativa, destaco o Bebé... e o Benito com alguma falhas defensivas estranhas. O César levou com a ira do Jesus no final, prevejo novela nos avençados...
O que importa é que passámos. E os adeptos têm de ser consequentes. Se se passa a vida a dizer que se tem de dar oportunidades aos menos utilizados tem de se apoiar quando o mister lhes decide dar essas oportunidades. Mas também é como dizes. Rodar a equipa toda é algo de inusitado e que pode trazer surpresas negativas. O Jonas é grande...
ResponderEliminarEu criticaria o Jesus se ele não usasse estes jogos para rodar a equipa.
ResponderEliminarO facto de ter operado uma revolução deve-se e muito aos condicionalismos que muitos gostam de esquecer.
O Brahimi e o Slimani jogaram pela Argélia e muitos na imprensa fartaram-se de dizer que seriam baixas. Até falaram dos tugas. Já dos Argentinos do Benfica que jogaram na China isso não vale a pena referir. Dos lesionados também não.
É que no último jogo do campeonato o Benfica já teve de dar tempo a muitos "não titulares".
Mas mesmo assim Jesus podia ter colocado em campo alguns titulares. Mas os poucos que podia ter colocado, se não descansassem agora não iriam descansar nunca.
Acho que até só duas coisas correram mal. A lesão do Ola John e o ocaso do Benito. O Benito espero que não seja dos que ou é titular ou não consegue ser suplente... mas pareceu.
Porque não houve muita falta de ligação e automatismos na equipa. Ou seja, não mais dos que os mesmos jogadores não teriam a jogar só com titulares.
Parabéns pelo post - excelente introdução e referência ao "sifflet doré".
ResponderEliminarNão desgostei do Benito nem do Tiago Bébé...
E, no fundo, todos queríamos ver estes jogadores jogar há várias semanas... esta eliminatória da Taça só peca por tardia...