Últimas indefectivações

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Mentiras sem vídeo

"1 - Imediatamente após o jogo de Guimarães, um comentador da SIC Notícias considerava medíocre a exibição que o Benfica acabara de realizar. Segundo ele, o resultado era mentiroso, e não reflectia o que se passara em campo.
Olhei para a box para confirmar se a emissão estava em directo, ou se se tratava de uma gravação após qualquer outro jogo. Incrédulo, verifiquei que era em directo. Certamente pago para ali estar, o homem mentia olimpicamente a todos os que não tinham tido oportunidade de ver a partida. Na pior das hipóteses, pretendia evitar que o rescaldo de uma boa exibição pudesse catapultar o Benfica para uma certa normalidade - que é como quem diz, para um renovar das aspirações ao Penta. Na suposição mais benigna, tratava-se de alguém totalmente incompetente para analisar um jogo de futebol. Em nenhum dos casos poderia, ou deveria estar ali.
Com raras excepções, o comentário futebolístico em Portugal situa-se próximo da indigência, que em termos de conhecimento de jogo, quer no plano comunicacional. As TV parecem privilegiar quem grita, esbraceja, ou tem mais graça, ignorando o essencial: transmitir o que se passou, ou ajudar o espectador a interpretar os acontecimentos. Prevalece a forma, despreza-se o conteúdo. Até ao dia em que sejam os telespectadores a desprezá-los a todos.
2 - Um penálti por assinalar a favor do Benfica, dois penáltis por assinalar contra o FC Poto, um penálti a favor do Sporting precedido de falta, e um golo mal anulado na baliza do Rui Patrício. Tudo isto se passou numa só jornada, com o vídeo aparentemente desligado. Será isto que eles querem?"

Luís Fialho, in O Benfica

PS: Para satisfazer a curiosidade aos curiosos, o tal comentador chama-se: Joaquim Rita!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!