Últimas indefectivações

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Fartos!

"Os árbitros estão fartos deste ambiente, afirmou o presidente do Conselho de Arbitragem numa entrevista a este jornal. A dado passo, avisa que se chegou ao extremo e que é preciso mudar. Depois do presidente da FPF ter sido muito claro em relação ao clima de violência que se vive no futebol português, e o presidente da APAF ter concedido uma entrevista em que refere ameaças sérias e árbitros e a si próprio, esta terceira manifestação pública de desagrado com esta situação de violência, seja verbal, psicológica ou física, não pode ser mais uma e cair no esquecimento. Tem que ser levada a sério por todos. A começar pelo poder político.
Espero que não aconteça nada de mais grave, porque grave é o clima que se vive neste momento. Estamos a contribuir para que uma tragédia possa surgir de um dia para o outro. Nem que seja pela nossa passividade e silêncio. Neste quadro, não posso concordar que o presidente do CA diga que, e passo a citar, «(...) nada vai influenciar o meu trabalho ou o dos árbitros». Difícil de acreditar. As equipas de arbitragem estão condicionados, tal como os restantes agentes com interferência directa no jogo, jogadores e treinadores. Não é igual estar num jogo com níveis de agressividade verbal e psicológica extremos, com milhares de espectadores, ou dirigir um jogo com mil e poucas pessoas no estádio. Os problemas estão identificados, ou pelo menos a maioria dos problemas. Os debates sucedem-se, sempre entre acusações e insultos, as soluções propostas é que são escassas. Estas passam por todos, mas mesmo por todos. Ninguém está excluído, incluindo os mais visados.
Um bom jogo de futebol precisa sempre de três boas equipas. Não há bons jogos sem bons intervenientes, sejam jogadores ou árbitros. Caso não se altere a estrutura da competição, e dos competidores, não se vai conseguir elevar a fasquia. Esta é a questão estrutural que ninguém quer assumir."

José Couceiro, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!