Últimas indefectivações

terça-feira, 5 de maio de 2015

Os treinadores e a estabilidade

"José Mourinho atribuiu o mérito da liderança do Benfica, no campeonato português, a Luís Filipe Vieira. A justificação é simples, como todas as justificações esclarecedoras: Vieira é o responsável pela estabilidade da equipa técnica do Benfica que, por sua vez, com essa estabilidade e competência conseguiu o milagre da multiplicação dos pontos e estar, neste momento, em excelente posição para a conquista de um título que estaria pré-anunciado para o FC Porto.
É, aliás, por essa mesma razão que Mourinho entende que o FC Porto faria bem manter Lopetegui.
Para aquele que é consensualmente um dos três melhores treinadores do mundo, a estabilidade de uma equipa técnica pode não ser, em si mesma, um bem absoluto, mas é absolutamente necessária para que um treinador consiga desenvolver o seu trabalho e consiga obter os melhores resultados.
Não deixa de ser, no entanto, curioso que Mourinho não seja, por si próprio, um exemplo de estabilidade. Ele sempre anunciou a sua vontade de enfrentar novos desafios. Por isso foi campeão em Portugal, em Espanha, em Itália e em Inglaterra.
Há, a meu ver, uma razão pessoal para que isso também tenha sucedido: Mourinho não quer estar sujeito à ideia de que é o clube que lhe faz, abnegadamente, a cama dos títulos. É humanamente compreensível, sobretudo num homem talentoso e ambicioso.
No caso de Jesus, pode ser diferente. Trata-se, claramente, de um treinador que não só se adaptou como adoptou o clube. Quando a Lopetegui, não se sabe. Começou agora a sua aventura em clubes. O FC Porto, para ele, ainda é uma necessidade óbvia."

Vítor Serpa, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!