Últimas indefectivações

terça-feira, 5 de maio de 2015

Dos treinadores

"No futebol, há a ideia (do Valdano) de que o treinador é um pobre coitado que em cada jogo que entra tem de pôr o seu cargo (ou melhor: a sua cabeça) nas mãos dos jogadores (ou melhor: nos seus pés) - mas em José Mourinho não. Ande ele por onde andar, de um súbito instante para o outro se percebe que ele não está condenado a viver na dependência (às vezes ingrata, às vezes perversa) desse karma - são os jogadores que vivem dependentes de si (da sua argúcia, do seu destino) para ganhar o que com outro treinador qualquer talvez nunca ganhassem na vida.
Domingo à tarde, fiquei com essa ideia ainda mais inabalável ao ver o Chelsea sair campeão de Stamford Bridge. (E com uma outra ideia ainda mais inabalável fiquei a de que as vitórias do «futebol chato de Mourinho» só chateiam os chatos que se chateiam por José Mourinho ser mais muito esperto do que eles - os adversários dele, todos juntos).
Que no futebol há campeonatos que são ganhos pelos treinadores também vi, sábado à tarde, ao ver o Benfica sair campeão de Barcelos (não, eu não acredito em milagres). E sim, quem ganhou (já) este campeonato não foi o Benfica (nem sequer o «colinho»...) - foi o Jorge Jesus, sobretudo por ter sido o que foi: um alquimista capaz de transformar cassiterites em ouro, compensando, assim, o que em situação normal lhe teria deixado o sonho num destroço: o FC Porto ter um plantel muito melhor, muito mais rico (ou seja: foi esperto como Mourinho é.)
PS: Pois, também há campeonatos que são os treinadores que os perdem - e não digo o nome do último exemplo para não me enganar (acrescentando-lhe um F - e arriscando, também eu, um puñetazo). Mas, sim: digo que me espantou que aquele FC Porto que jogava como uma fera feliz, levava os seus desejos de superioridade para além do limite de todas as forças, não se detinha perante nada, não tinha medo de nada - e por isso é que ganhava como ganhava, fosse quem fosse o treinador - se tenha perdido em combate como se perder..."

António Simões, in A Bola

PS: Ainda ontem falava dos Mitos. Aqui está um exemplo, de como se constrói o Mito dos invenciveis, que antigamente lutavam com todas as suas forças, e que assim ganhavam quase sempre... Até parece que a Fruta, as Agências de Viagem, os Calheiros, os Guimaros... os Donatos, os carecas, os Pintos... até parece que nada disto, 'aconteceu', de facto!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!