Últimas indefectivações

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Sob o signo do um

"1 Euro
Por 1€ se mata, se esfola, se ri, se fazem contas, se fala, se compra, se vende, se faz tudo e mais umas botas de borracha. Esta simples moeda, com imensas variantes consoantes os Países que as emitem, possui uma atracção fatal sobre todos os seres humanos.
As moedas são emitidas por cada um dos Países que compõem a actual União Europeia (antigamente designada por CEE), em função da importância de cada um desses Países.
A coisa é muito simples.
Os critérios de emissão de moeda são vários, desde a importância económica de cada País até ao critério populacional. Em termos muito simplistas, tal significou que a Alemanha teve direito a cunhar muitas mais moedas, que por exemplo Portugal, ou a Grécia.
O que é que isto quer dizer? Uma coisa muito simples!
Na 1.ª jornada do campeonato, a Alemanha tinha 100 moedas, Portugal 20 e a Grécia, 15. Ora, se Portugal gastar os seus 20 comprando produtos à Alemanha, obviamente fica teso! O mesmo se aplica, se a Grécia gastar os seus 15 a comprar produtos alemães.
Ficando tesos, Portugal e Grécia tem de pedir emprestado à Troika, que com aquele seu ar de emprestadores abastados, onde faz parte a própria Alemanha, emprestam dinheiro a Portugal e Grécia para comprar mais produtos alemães!

1 Punhal
Uma equipa do Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) de Espanha encontrou, o ponto exacto onde Júlio César foi apunhalado enquanto presidia uma reunião do Senado em Roma, na Itália.
O imperador estava exactamente no centro do fundo da Curia di Pompeo.
A punhalada fatal foi lhe dada pelo seu filho adoptivo Marcus Brutus, daí vulgarmente se afirmar hoje em dia quando alguém se sente atraiçoado. Até tu Brutus! Isto porque segundo rezam as crónicas - naquele tempo não existiam redes sociais, pelo que muita da informação que chegou até aos nossos dias pode vir distorcida!
Em bom rigor, ela com as redes sociais também sai distorcida, quanto mais sem elas! Ora, não foi por falta de euros que certamente Brutus apunhalou Júlio César! Nem foi por Amor, que Brutus o apunhalou!
Foi simplesmente por essa cega vontade de mudar e pensar-se que tendo tudo e todos a seus pés, irradia-se segurança suficiente para podermos acreditar que somos invencíveis e infalíveis!
Nada de mais errado!

1 Farsa
Juntando 1€, com um punhal e uma ilusão, concluímos que mesmo ao nível das instituições mais prestigiadas, afinal tudo era uma farsa!
Se ele era uma farsa quanto às relações entre as pessoas e entre estas e as instituições, muito mais será ao nível próprias instituições mais prestigiadas!
Mesmo aqueles que se achavam mais invenciveis, acabaram por estar sob a perseguição da justiça, neste caso a norte-americana, veja-se só - por situações de corrupção que tem mais de tempo de existência que muitos dos adeptos benfiquistas tem de idade.
E da perseguição das folhas de papel que legitimam a perseguição policial, já não se livram tão facilmente.

1 Ilusão
A ilusão é a distorção da realidade. Podem perguntar os mais atentos, mas afinal a realidade é aquilo que vemos? Aquilo que sentimos?
É uma pergunta que não sei responder. Mas temos de viver com aquilo que achamos que é!
Criando equipas motivadas e unidas, corremos o risco de criar Deuses, Humanos que perante tanta adoração se acham mais fortes e seguros que os próprios Deuses, que afinal bem vistas as coisas, não existem!
A criação de crenças, suposições, a facilidade com que se criam heróis na sociedade actual é inversamente proporcional à capacidade que cada um de nós tem para compreender os fenómenos que nos rodeiam. E no fim, a ilusão acaba por nos siderar!

Até para a semana.
(...)"

Pragal Colaço, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!