Últimas indefectivações

sexta-feira, 1 de março de 2013

Cento e nove anos depois

"Vencemos ontem a passagem do 109.º aniversário do Sport Lisboa e Benfica sobre um simples sonho de vinte e quatro idealistas a quem cumpriu o desígnio de criar este prodígio colectivo de unidade e glórias, porventura então nem sequer imaginadas.

De facto, quem poderia, nessa ocasião tão singular da fundação, ter suposto até onde iria levar a determinação, a dedicação, a persistência e a sabedoria dos nossos antepassados? Por que rumos, em que circunstâncias tão diversas, haveriam os seus vindouros de continuar a traçar, de um modo tão constante, as linhas da vitória, do sucesso, da glória, que determinaram a dimensão universal do Sport Lisboa e Benfica? Quantas vezes não terá sido necessário prescindir de teimosias próprias, individualistas, para adoptar estratégias comuns, talvez menos óbvias e mais difíceis de encontrar, de modo a construir este admirável Edifício? Em quantas ocasiões não se tornou indispensável superar dificuldades e obstáculos, reformular modelos menos eficazes, ou até, transcender os limites físicos e intelectuais das nossas capacidades próprias, para vencer mais um jogo, conquistar outro recorde, ganhar mais um troféu?

A impressionante grandeza do Benfica de hoje não pode deixar-nos esquecer, nem a fulgurante claridade do percurso que foi sendo construído, nem os escolhos que foi preciso ir ultrapassando, ao longo dessa admirável aventura colectivamente vivida por cada vez mais atletas e dirigentes, ano após ano, década a seguir a década, durante mais de um século.

Cento e nove anos depois, todos - cada um de nós, na sua própria medida - acrescentamos mais ao Benfica, porque desde sempre no seio do Glorioso se conservou e foi desenvolvendo a mesma cultura, com base matriz diferenciadora da partilha, que nenhum outro clube, ou alguma outra instituição em Portugal, têm a felicidade de vivenciar. Por isso, ao contrário de outras entidades que ainda hoje se encolhem na escassez das suas memórias e registos negros, no Benfica nos orgulhamos tanto da nossa História esplêndida, nem sequer feita apenas de conquistas absolutas, mas permanentemente garantida pela força das ideias comuns dos Sócios que sustentaram e reforçam a identidade do Grande Clube.

E em 2013, como sempre tem acontecido entre nós, continuaremos a marcar para o Futuro, não somente muitas mais vitórias desportivas do Presidente e decisões estratégias na esfera da Comunicação absolutamente inovadoras e marcantes, que irão reforçar ainda mais a mágica ligação dos Sócios e adeptos com o universo do Glorioso, mas também uma nova e muito importante celebração do nosso Passado admirável, com a próxima inauguração do Museu Cosme Damião que as direcções de Luís Filipe Vieira estabeleceram como um desígnio essencial, finalmente prestes a ser cumprido."

José Nuno Martins, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!