Últimas indefectivações

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Tomás na loja dos horrores em 'Halloween' antecipado


"Relegou Dahl mas foi calcanhar de Aquiles e ficou (e não só ele...) nos lances que definiram a derrota no St. James Park; Lukebakio soltou garras, foi fonte (única) de perigo e ficou a centímetros do golo da noite; Mourinho só fez uma alteração...

A figura: Lukebakio (6)
Foi o principal destinatário do jogo ofensivo dos encarnados — obrigados a virar à direita não apenas por estratégia mas também por notório mau funcionamento do flanco oposto — e fez o que lhe competia, semeando o pânico nos terrenos pisados pelo calmeirão Dan Burn, que teve água pela barba com o belga pela frente nos primeiros 45 minutos. Ganhou a frente ao possante lateral dos magpies aos 15', após belo lançamento longo de Barrenechea, e disparou de ângulo apertado no primeiro aviso a Pope. Aos 21' voltou a meter as garras de fora num remate arqueado de pé esquerdo, da quina da área, que caprichosamente bateu no poste direito de Pope. Voltou a assinar remates de meia distância aos 43' e aos 49', mas depois foi perdendo gás e sozinho não se pode fazer (quase) tudo...

6 TRUBINComeçou o jogo a dar sinal de insegurança numa saída precipitada aos 7'. Mas analisados os 90' impediu derrota mais volumosa: defesa a dois tempos aos 10'; aos 27' teve reflexos para com o pé desviar remate de Bruno Guimarães; impediu Gordon de bisar aos 55' num remate cruzado; aos 90' desviou cabeceamento de Botman; aos 90'1' negou o golo a Joelinton com defesa espantosa. Nada a fazer nos golos...

4 DEDICForam evidentes as dificuldades com a imprevisibilidade e velocidade de Gordon e na ligação direta com Lukebakio. Ficou nas covas no lance do 1-0, o motor a diesel não teve chances com o turbo a gasolina do camisola 10 dos magpies. E o esforço a que foi obrigado teve custos e fê-lo sair com problema físico aos 63' após o enésimo pique.

4 ANTÓNIO SILVAAinda ajudou a segurar as pontas defensivas na primeira parte — grande corte aos 8’ a tirar o pão da boca a Ramsey —, entrou bem após o descanso com boa ação (47') sobre Gordon na área, mas comprometeu no lance do 2-0, falhando a interceção do pontapé de baliza de Pope, que assim assistiu Barnes.

5 OTAMENDI As movimentações de Woltermade e de Gordon deram muito que fazer e as dificuldades para lidar com o superior poderio aéreo do Newcastle nas bolas paradas foram mais um obstáculo, mas ainda foi o que saiu menos mal da horrenda noite defensiva dos encarnados. O lance do 3-0 diz tudo...

3 TOMÁS ARAÚJO Surpreendentemente apareceu a lateral-esquerdo no St. James Park, relegando Dahl para o banco. E teve noite horrenda, num Halloween antecipado... Não teve cabedal para segurar Murphy e fez ruir o 0-0 aos 32' com passe apertado para Aursnes, que despachou involuntariamente para Bruno Guimarães, deixando depois Murphy voltar a entrar-lhe nas costas para receber o passe a rasgar do brasileiro — devia ter prestado atenção quando Otamendi lhe disse para dar a Trubin... Também ficou na fotografia do 2-0, não reduzindo o ângulo já apertado do remate de Barnes.

4 RÍOS A combatividade do colombiano seria fundamental no St. James Park, mas sem conseguir aliar isso ao transporte da bola que o carateriza, levando tudo e todos à frente, ou sem a circular com precisão de pouco serviria. E assim foi. Tentou morder calcanhares a Ramsey, mas foi levado na correnteza dos magpies e não ajudou a águia a ter dimensão ofensiva.

4 BARRENECHEA Foi amassado na centrifugadora dos magpies, apesar do notório esforço para segurar o corredor central, que foi perdendo eficácia com o passar dos minutos. Foi dele o lançamento longo, aos 15', para Lukebakio ganhar as costas a Burn e disparar para defesa de Pope. Mas faltou dar seguimento a mais lances idênticos.

4 AURSNESNão conseguiu fazer funcionar o flanco esquerdo em termos ofensivos e também lhe foi difícil controlar as incursões dos magpies por aquele flanco. Foi dele o mau passe, ainda que forçado, que esteve na génese do 1-0.

5 PAVLIDISJogo muito inglório para o grego, com pouca bola, obrigado cair para o flanco muitas vezes, quase sem oportunidades e até a ver-se no papel de ter de cruzar (60') para a área...Ganhou o primeiro canto (16'), amarelou Thiaw (18'), disparou à malha lateral (19'), lutou, mas não chegou para evitar a pesada derrota.

4 SUDAKOV Não resultou minimamente a proximidade a Pavlidis. Andou demasiado escondido do jogo, muito tempo sem bola, a perdê-la quando a tinha, incapaz de fazer face à pressão adversária.

5 IVANOVIC Rendeu Dedic aos 63' e com Aursnes a recuar para lateral-direito foi ocupar o lado esquerdo da zona intermediária, mas a capacidade ofensiva das águias já era muito diminuta. Foi o único jogador que Mourinho fez saltar de um banco que tanto tem criticado por falta de opções..."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!