"O Checoslovaco Artur John (1898-1972) teve um papel importante no Benfica, no meio de várias crises internas e externas
Artur John nasceu em Brix, na Checoslováquia (hoje Most, Chéquia), no dia 2 de Julho de 1898. Com o nome completo Arthur Frank John, o antigo futebolista internacional pela seleção checoslovaca chegou a Portugal no final de 1924, estabelecendo-se em Setúbal, onde se empregou na Sociedade Geral.
Identificado como 'professor desportivo', passou a assinar Artur Francisco John, e assumiu-se como treinador do Vitória de Setúbal, com o qual chegou à final do Campeonato de Portugal de 1927.
Com 31 anos, Artur John tornou-se treinador do Benfica. A intenção da gerência reeleita nessa época era a contratação de um treinador para o futebol 'e ao mesmo tempo massagista para todas as secções'. O reconhecimento de Artur John neste âmbito estendeu-se no tempo, pois o próprio José Águas lhe pediu intervenção de massagista, anos mais tarde.
Para além das boas provas no clube sadino, foi visto como tendo 'todas as qualidades para o desempenhar da sua missão' no Benfica, por ser homem culto, fluente em cinco línguas - para além das maternas checa e alemã, ainda as línguas inglesa, francesa e portuguesa.
Em 1929/30, o desporto estava em crise. O futebol de Lisboa passava por uma 'insuficiência técnica, ausência de conjunto, falta de brio e espírito desportivo'. O Vitória de Setúbal quase ebuliu depois de uma digressão malsucedida ao Brasil; a própria Associação de Futebol de Lisboa e o Benfica sofriam cisões internas.
As melhorias no futebol encarnado evidenciaram-se com as primeiras vitórias sob o comando 'johnístico', 'com técnica impecável, com entusiasmo e energia surpreendentes' frente ao campeão de Portugal, o Belenenses, no Campeonato de Lisboa. O trabalho de Artur John começava a definir-se.
Exercendo maior domínio territorial e provocado mais situações de perigo, o Benfica logrou chegar ao 2.º lugar do Campeonato de Lisboa. No dia 1 de Junho de 1930, Artur John e a sua equipa reuniram-se frente ao Barreirense no Campo do Campo Grande para disputar a final do Campeonato de Portugal, a qual foi ganha por 3-1, após prolongamento, dando ao Benfica o seu primeiro título nacional.
Artur John deve ser recordado não só como o primeiro treinador estrangeiro a ser contratado pelo Benfica, mas também como um visionário em período de crise. A sua passagem foi efémera, e o seu contrato foi rescindido no início da época seguinte, depois da entrada em funções da nova gerência. No cargo sucedeu-lhe Ribeiro dos Reis, como capitão-geral e treinador. Numa época, Artur John viu a sua equipa disputar 34 jogos, nos quais alcançou 24 vitorias, marcando 118 golos contra 49 sofridos.
Pode identificar outros treinadores da história do Benfica na área 26 - Mestres da Bola, no Museu Benfica - Cosme Damião."
Pedro S. Amorim, in O Benfica
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!