Últimas indefectivações

sexta-feira, 19 de julho de 2019

Ganhar com respeito

"Para quem vê jogos na TV, seguindo a sua equipa apenas nesses dias, torna-se difícil perceber o que está por detrás do ecrã. Mesmo quem acompanha treinos tem, por vezes, dificuldade em perceber como se preparou o jogo. Ou seja, não tem exacta noção do trabalho entre momentos competitivos.
As equipas crescem e desenvolvem-se em torno de princípios e valores. Questões que não podemos abdicar, mesmo que em última instância isso possa colocar em risco a vitória. Contudo, a realidade do futebol profissional passa, num crescente número de casos, por ganhar a qualquer custo. A falta de respeito pelo adversário está a torná-lo no inimigo. Algo que infelizmente tem cobertura mediática, porque o importante é vencer, mas que não pode servir de exemplo para os treinadores da formação. É importante formar a ganhar. Os campeões fazem-se com vitórias. Mas nunca um jovem pode crescer sem respeito pelos adversários.
Quem não percebe que só com três boas equipas temos bom jogo, está claramente fora de jogo. Por muito que queiram ganhar a qualquer custo, recorrendo ao condenável, tornando o adversário inimigo, dessa forma justificando os métodos usados, estão a condenar o jogo ao insucesso.
A velocidade e quantidade da informação ajuda a criar, por vezes, problemas adicionais a quem trabalha com jovens, seja no futebol ou noutra modalidade. O eu sobrepõe-se ao nós com demasiada facilidade. O importante para a grande máquina financeira são as figuras, quando estas só existem se existir colectivo. Os valores da equipa têm que ser respeitados por todos, caso contrário não temos equipa, temos um grupo, mais ou menos amigável. O respeito pelo adversário é fundamental para nos respeitarmos a nós próprias, seja como equipa, seja individualmente. Não vale tudo para ganhar, e que não quer dizer que não queiramos ganhar sempre."

José Couceiro, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!